Rolim de Moura,

Após quase três meses, futebol volta nas grandes ligas da Europa
A primeira liga importante a retornar aos gramados foi a da Alemanha, no último dia 16

Publicado 02/06/2020
A A
Foto: Andreas Gebert/EFE

Sob rígidos protocolos de segurança e sem público nos estádios, o futebol vai voltar ao continente europeu neste mês de junho, após quase três meses de inatividade. Com a bola rolando, os principais clubes do mundo terão condições de amenizar os prejuízos causados com a pandemia do novo coronavírus.

A primeira liga importante a retornar aos gramados foi a da Alemanha, no último dia 16. Doze datas já foram utilizadas e restam cinco rodadas para o final do campeonato, que tem boas chances de consagrar o Bayern de Munique com o octocampeonato. O time da região da Baviera soma 67 pontos e tem sete de vantagem para o Borussia Dortmund.

Os próximos fãs a matarem a saudade de seus craques da atualidade serão os portugueses, que poderão ver, pela televisão, nesta quarta-feira, o líder Porto como visitante frente ao Famalicão. As 10 últimas rodadas prometem grande disputa pois o Benfica, em segundo lugar, só tem um ponto a menos que o primeiro colocado (60 a 59).

No dia 11 será a vez dos espanhóis voltarem a acompanhar pela telinha a eterna disputa entre Barcelona e Real Madrid. Os comandados do técnico francês Zinedine Zidane têm 11 rodadas para tentar tirar o primeiro lugar dos companheiros de Lionel Messi. Os catalães têm dois pontos de vantagem: 58 a 56.

O campeonato mais badalado da atualidade voltará a ser disputado dia 20, mas pelo menos o campeão é considerado barbada, afinal o Liverpool, com nove rodadas a serem jogadas, tem 25 pontos (82 a 57) sobre o Manchester City.

A volta da disputa dentro de campo pelo menos vai ajudar os clubes a não terem de pagar R$ 135 milhões de reembolso para os canais de televisão pela falta de jogos.

Os italianos vão ter de esperar também até o dia 20 para ver Cristiano Ronaldo com a camisa da Juventus. O português poderá disputar 12 jogos em 44 dias para levar o time de Turim ao nono título consecutivo. O duelo promete ser emocionante com a Lazio, que soma apenas um ponto a menos na classificação (63 a 62).

Os franceses se anteciparam e cancelaram a temporada em 28 de abril, concedendo o título de forma antecipada para o Paris Saint-Germain, do brasileiro Neymar, com 11 jogos de antecedência. Com 68 pontos, o time parisiense somava 12 a mais que o segundo colocado Olympique de Marselha.

Áustria (nesta terça-feira), Bulgária (sexta), Turquia (dia 12), Suécia (dia 14), Noruega (dia 16), Suíça (dia 19) e Rússia (dia 21) também vão retomar as suas atividades em junho.

O retorno do futebol na Europa vai ajudar os fanáticos do esporte bretão a aguardar a disputa nacional, que ainda não tem segurança, consenso e organização diante do surto do novo coronavírus para voltar a balançar as redes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram