Rolim de Moura,

Mapeia Rondônia: Sesau inicia projeto que vai distribuir 100 mil testes de Covid-19 a cinco cidades
Primeira fase do programa atenderá população que tenha sinais e sintomas há sete dias nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

Por G1 RO
Publicado 02/06/2020
A A
Foto: Jheniffer Núbia/G1

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou nesta terça-feira (2) as primeiras ações do projeto Mapeia Rondônia para o combate do novo coronavírus. O programa tem como objetivo levar mais de 100 mil testes rápidos à população, que apresente sinais e sintomas da Covid-19 há sete dias.

Inicialmente o projeto vai acontecer nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. A logística será realizada com apoio de 58 soldados do Exército Brasileiro, em um ônibus do Corpo de Bombeiros.

O secretário de saúde, Fernando Máximo, explica que nesta primeira fase do programa o objetivo é testar 100 mil pessoas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. O projeto tem a data início para quarta-feira (3).

"Até hoje testamos 16.715 pessoas no estado. Com essa ação, testaremos mais 100 mil moradores, ou seja, tudo o que vem sendo testado nos últimos meses de corona vai ficar bem trás após essa ação", diz.

De acordo com a Sesau, a primeira fase do projeto terá duração de suas semanas. Posteriormente, na segunda fase, o programa buscará atender as demais cidades de Rondônia.

"Outro grupo do projeto, posteriormente, seguirá em um caminho inverso a esse, no rumo à cidade de Guajará-mirim. Todos os 52 municípios já receberam os testes rápidos, logo, todos também receberão o projeto Mapeia Rondônia", afirma o secretário.

Requisitos para o teste
Na primeira fase do projeto, segundo Fernando Máximos, serão testados os pacientes que buscaram o atendimento pelo 0800 e estão com sinais ou sintomas da Covid-19 por sete dias.

"Foi feito um mapeamento da população de Rondônia a partir de sinais de sintomas, e que foram registradas como casos suspeitos. Chegamos a um número. Desse, a gente separou a quantidade a mais de testes a serem feitos nesta primeira etapa em pacientes com critérios específicos", afirma.

Na segunda fase os testes serão ampliados à população de modo geral, aos que não apresentarem os sinais e sintomas do novo coronavírus.

O Projeto Mapeia Rondônia tem o apoio do Corpo de Bombeiros, 17ª Brigada de Selva, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO