Rolim de Moura,

Taxa de isolamento social cai para 41% em Rondônia na 1ª semana de junho
Dados são da empresa In Loco, que monitora localização de celulares. Única vez que Rondônia teve taxa acima de 60% foi em março.

Por G1 RO
Publicado 03/06/2020
A A
Foto: Amanda Rocha/ACidadeON

A taxa de isolamento social em Rondônia caiu para 41% na primeira semana de junho, segundo dados da empresa In Loco, que usa como base dados de localização dos celulares.

Na segunda-feira (1°), a taxa de isolamento no estado foi de 41,35%. Já na terça-feira (2) a taxa caiu para 41,26%.

As taxas registradas nos últimos dois dias representam uma queda de 10% em relação ao índice de isolamento registrado no dia 31 de maio, de 51,35%.

Autoridades de saúde dizem que o índice recomendado de isolamento é acima de 70%, pois assim é possível reduzir a propagação da Covid-19.

Segundo a In Loco, a única vez que Rondônia registrou taxa de isolamento social acima dos 60% foi em 22 de março, um domingo depois do estado decretar calamidade pública de saúde. O estado nunca atingiu os 70% do índice de isolamento monitorado pela empresa.

No mês de maio, o governo tentou elevar a taxa de isolamento social, acima dos 50%. Foi quando o estado anunciou novas medidas para conter a Covid-19, através do Isolamento Ampliado no plano "Todos por Rondônia".

O plano de ação tinha sido dividido em quatro fases, sendo elas: distanciamento social ampliado, distanciamento social seletivo, abertura comercial seletiva e abertura comercial e prevenção contínua.

Casos de coronavírus em Rondônia

O número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 5.477 na última terça-feira (2). Ao todo, o estado tem 172 óbitos confirmados decorrentes da doença.

Porto Velho segue em situação crítica, liderando o número de casos. Por causa da quantidade de pacientes infectados, o estado anunciou que as UTI's estão 100% lotadas. "Estamos à beira do colapso. As pessoas precisam respeitar o isolamento, ficar em casa quem puder", disse Fernando Máximo, secretário estadual de saúde.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO