Rolim de Moura,

Nova previsão de pico do Coronavírus em Rondônia é o dia 20
A curva do Coronavírus em Rondônia está em fase de aceleração, segundo informou a gerente de vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez.

Publicado 03/06/2020
A A
Foto: Reprodução/Rondoniagora

A curva do Coronavírus em Rondônia está em fase de aceleração, segundo informou a gerente de vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez, durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (3). Por conta disso, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, voltou a alertar a população sobre a importância de obedecer ao decreto que define distanciamento social, por conta do aumento no número de casos.

A gerente explica que a curva está em franca aceleração, por isso o número de casos estão dobrando praticamente todos os dias. “Com o início das testagens rápidas, provavelmente os números aumentarão ainda mais. A única saída para evitar o aumento de casos é o isolamento social”, explicou.

Ela disse que há uma estimativa de que Rondônia comece a entrar no pico da doença no próximo dia 20. “Isso pode não acontecer, é uma estimativa, não podemos garantir no momento”, afirmou.

De acordo com Arlete Baldez, quando o número de casos confirmados e internações começarem apresentar sinais de redução, será um sinal de que a curva está diminuindo, mas a população terá que continuar cumprindo as orientações básicas de saúde para não voltar a aumentar.

Segundo o boletim, o número de pacientes internados na rede pública e privada chegou a 321. A taxa de letalidade do vírus em Rondônia é de 3,1%, metade da média nacional, correspondente a 172 mortes.

Leitos

Fernando Máximo explicou que as UTIs do Cemetron e do Samar estão 100% ocupadas. Nesta manhã, surgiram três vagas de UTI na AMI, totalizando 91,4% de ocupação e mais quatro vagas no Hospital João Paulo II. No interior, no Hospital Regional de Cacoal, 87,5% dos leitos de UTI estão ocupados. “Isso significa que estamos completamente no limite, os leitos esgotados. Os hospitais da rede privada estão na mesma situação, lotados. A população precisa nos ajudar, ficando em casa quem puder”, alertou.

Servidores

De acordo com a Sesau, 930 servidores foram afastados de suas funções, entre casos confirmados, suspeitos e do grupo de risco. Outros 198 profissionais de saúde que atuam no Hospital João Paulo II, testaram positivo para Covid-19. No Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, 139 servidores foram infectados com a doença. O número de curados entre profissionais do município e do estado chegou a 783.

Além de casos de Covid-19 confirmados em servidores do João Paulo II e Hospital de Base, também foram registrados situações de trabalhadores infectados no Hospital Infantil Cosme e Damião, Lacen, Cemetron, Hospital Regional de Cacoal, Heuro, no hospital da rede pública de Buritis e em Extrema, elevando o número de positivados da área da saúde.

Hospital de Amor

Nesta quarta-feira (3), 12 leitos de UTI foram entregues para atender pacientes do Estado, positivados com Coronavírus. Fernando Máximo informou que na próxima sexta-feira (5), os leitos clínicos também serão entregues.

Regina Pacis

A previsão é que na próxima terça-feira (9), alguns leitos clínicos desse hospital comprado pelo Estado sejam entregues. “Essa é a nossa esperança. Teve alguns imprevistos porque estamos com dificuldade de comprar material e isso está acontecendo no mundo inteiro”, disse o secretário.

Fernando Máximo disse que uma das grandes vantagens do Estado ter comprado o hospital, considerado de campanha, é que ele veio com vários equipamentos de UTI. “No hospital, tem 30 leitos clínicos montados. Terão inicialmente, 10 leitos de UTI montados com bomba de infusão, ventiladores, monitores multiparamétricos e rede de gases”, explicou.

Algumas salas cirúrgicas que serão disponibilizadas, que nesse momento não serão utilizadas, serão todas utilizadas como leitos. “Então, improvisa-se em salas de cirurgias com rede de gases, oxigênio, podendo chegar a 140 leitos clínicos, mas para isso eles não entregarão as camas, está no contrato, eles irão entregar essa estrutura que tem pronta, equipada e mobilhada, essa é uma vantagem pela dificuldade que a gente tem de comprar porque está difícil. Então para chegarmos aos 80 leitos, o Estado vai se comprometer a equipar”, disse Fernando Máximo.

Para esses 140 leitos clínicos, onde 60 serão improvisados nas salas cirúrgicas, na parte administrativa e consultórios, o secretário disse que a empresa não tem a mobília, mas o Estado está se comprometendo dar o suporte e o que precisar. “Mas a grande vantagem da compra desse hospital não foi o prédio, e sim a compra de vários equipamentos caros e raros nesse momento”, finalizou o secretário.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Rondoniagora