Rolim de Moura,

Elite mundial do Tiro com Arco Recurvo disputa torneio virtual
Brasileiro Bernardo Oliveira está entre os oito relacionados do mundo

Publicado 05/06/2020
Atualizado 09/02/2022
A A
Foto: © Roberto Castro/ME

A Federação Internacional de Tiro com Arco decidiu inovar. E para movimentar os atletas, mesmo durante a pandemia da covid-19, que praticamente paralisou as disputas esportivas em todo mundo, vai reunir, a partir desta sexta-feira (5), oito dos principais atletas do mundo do Tiro com Arco Recurvo para a disputa do Lockdown Knockout. A disputa virtual será realizada remotamente com transmissão simultânea de cada arqueiro.

O arqueiro Bernardo Oliveira, da seleção brasileira, está no grupo. "Não vejo a hora de competir novamente, mesmo que à distância, com tanta gente boa. O ano passado foi um dos melhores da minha carreira. Fiquei em quarto lugar nos Jogos Mundiais Militares e no Pan-Americano", destacou o brasiliense que esteve também nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A partir das 10h do domingo, o atirador fará a transmissão ao vivo da qualificatória através do canal "No Alvo" do Youtube.

Além de Bernardo, que é bicampeão brasileiro e campeão sul-americano, vão estar na disputa os americanos Brady Ellison (campeão mundial de arco e flecha) e Casey Kaufhold (dona de três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019); o canadense Crispin Duenas (campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019); os holandeses Steve Wijler (campeão europeu) e Gaby Bayardo (bronze nos Jogos Europeus); a mexicana Aida Roman (prata em Londres 2012); e a turca Yasemin Anagoz (campeã europeia).

Nessa primeira etapa, os arqueiros entram em ação com o disparo de 60 flechas à distância de 18 metros. Homens e mulheres serão divididos em duas chaves, e a final terá um duelo inusitado entre gêneros. A qualificatória, que termina segunda-feira (8), servirá para definir o chaveamento dos enfrentamentos eliminatórios, que serão transmitidos ao vivo no canal da Federação Internacional no Youtube. As quartas-de-final serão entre os dias 13 e 16 de junho; as semifinais, nos dias 18 e 19; e a decisão, no dia 21 (com as partidas começando sempre ao meio-dia, horário de Brasília). O campeão receberá mil francos suíços (cerca de R$ 5.300,00).   

Com todos os clubes fechados pela pandemia de covid-19, o brasileiro está treinando na chácara do pai dele na capital federal. "Assim que o meu pai se mudou para lá, nós começamos a preparar um espaço para eu treinar ocasionalmente. Com o isolamento social, finalizamos o que faltava para que eu pudesse atirar todos os dias. E vai ser daqui mesmo também que participarei do Torneio. Temos toda a estrutura necessária e estou animado para fazer o meu melhor", disse.

Somente arqueiros que podem atirar em ambientes socialmente distantes e, de acordo com as diretrizes locais de saúde, participam deste novo molde de torneio. O tiro com arco recurvo é conhecido também como arco olímpico, já que é o único que faz parte do programa dos Jogos. "É um arco parecido com os tradicionais que vemos nos filmes. Mas com a diferença de ter alguns equipamentos mais modernos que auxiliam na precisão dos disparos. A diferença do recurvo para o composto é que ele é mais longo, um pouco mais simples e tem apenas uma corda" finaliza Bernardo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram