Rolim de Moura,

Milho: produção em MT é projetada em 32 mi de toneladas, diz Imea
De acordo com o instituto é esperado que o estado aumente a produção de milho em 599 mil toneladas ou alta de 1,86% ante a safra passada

Publicado 07/06/2020
A A
Foto: José Schafer / Divulgação

O Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a 4ª estimativa da safra 2019/2020 do milho em Mato Grosso, trazendo reajustes para a produtividade e produção do cereal. É esperado que o estado  aumente a produção de milho em 599 mil toneladas ou alta de 1,86% ante a safra passada, podendo gerar 32,863 milhões de toneladas, o que seria a maior produção da série histórica do Imea.

Deste modo, mantendo a área agricultável de milho estimada em 5,19 milhões de hectares como divulgada no último relatório de safra, o Instituto avaliou que a melhora nas condições climáticas na maioria das regiões nas últimas semanas, contribuiu para uma elevação na produtividade esperada de 0,46% quando comparado ao 3º relatório, estimado agora em 105,46 de saca por hectares para Mato Grosso.

No entanto, apesar do aumento, a atual safra ainda permanece com produtividade inferior aos 110,68 de saca por hectares registrados na safra passada.

Assim, dando destaque para as regiões, o Médio-Norte e Noroeste apresentaram avanços na produtividade de 1,07% e 3,56%, respectivamente, ante a 3 estimativa, influenciados pelas boas condições climáticas. Por outro lado, as regiões Oeste e Centro-Sul tiveram maiores impactos com a falta de umidade no desenvolvimento do grão e reduziram a expectativa de produtividade neste novo levantamento.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural