Rolim de Moura,

Regras de suspensão da vacina contra febre aftosa em RO é publicada
No decreto também consta que a declaração de rebanhos é obrigatória no estado

Publicado 08/06/2020
Atualizado 08/06/2020
A A
Fotos: Ésio Mendes

O governo do Estado de Rondônia, através do Decreto nº 25.105, de 1º de junho de 2020 estabelece as regras para suspensão da vacina contra febre aftosa e a obrigatoriedade da declaração de rebanho, revogando os artigos 16 ao 27 e o artigo 29 do Decreto Estadual n° 9.735, de 3 de dezembro de 2001, que Aprova o Regulamento da Lei n° 982, de 6 de junho de 2001.

Com o decreto, fica proibido a manutenção, comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa nos Estados de Rondônia, Acre, Rio Grande do Sul e nos demais Estados e regiões que compõe o Bloco do I do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), e define que os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), equídeos e aves façam à declaração de rebanho junto a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).

Conforme o documento, também fica vedado o ingresso e a incorporação de animais vacinados contra a febre aftosa. De acordo com a Idaron até o momento, aproximadamente 92 mil declarações já foram recebidas e o prazo para envio foi estendido.
 
“Para que não haja correria nem aglomeração de pessoas nas unidades, o Governo entendeu por bem prolongar o prazo para que todos os criadores. O prazo para envio da declaração segue até o dia 30/06, e desde o início do mês de junho, estamos oferecendo o serviço de call center aos produtores rurais que optarem por fazerem a declaração do rebanho através do telefone 0800-643-4337. A ligação é gratuita. A declaração também pode ser feita pela internet, no site" esclarece o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
 
A medida atende a determinação do governador Marcos Rocha, que busca minimizar os riscos de exposição do servidor e do pecuarista ao coronavírus. A declaração é fundamental. Através dela, a Idaron cria bases concretas para desenvolver ações estratégicas direcionadas ao efetivo controle sanitário e monitoramento dos rebanhos, garantindo assim medidas de prevenção a focos de doenças e a saúde, tanto dos animais quanto do consumidor.
 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram