Rolim de Moura,

General Theophilo é homenageado com a Medalha Mérito Marechal Rondon e lembra a frase de defesa à Amazônia
A medalha refere-se à insígnia mais importante concedida pelo Estado. É através dela, que o governo estadual reconhece e valoriza as pessoas que trabalharam em benefício do desenvolvimento econômico, político, empresarial e cultural de Rondônia.

Publicado 09/06/2020
Atualizado 09/06/2020
A A
Foto: Frank Néry

“Árdua é a missão de desenvolver e defender a Amazônia. Muito mais difícil, porém, foi a de nossos antepassados em conquistá-la e mantê-la.” A frase deixada pelo general Rodrigo Octávio foi bradada pelo comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, após ser homenageado com a Comenda Ordem de Mérito Marechal Rondon – Grau Grande-Oficial – entregue pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, durante cerimônia ocorrida no final da tarde de segunda-feira (8), no Palácio Rio Madeira.

A medalha refere-se à insígnia mais importante concedida pelo Estado. É através dela, que o governo estadual reconhece e valoriza as pessoas que trabalharam em benefício do desenvolvimento econômico, político, empresarial e cultural de Rondônia. A Comenda tem como seus ícones a Cruz dos Templários, a Efígie de Rondon e o contorno estelar do Real Forte Príncipe da Beira.

Essa tríade representa a fé, a coragem e o progresso, pilares sobre os quais se assentaram o desenvolvimento e o progresso, enaltecendo com justiça os rondonienses, nascidos aqui ou que adotaram esta terra como se fosse a sua própria. A insígnia foi criada em novembro de 1982, sendo alterada pelas Leis n 2.262 de 2010, n 2.335 de 2010, e pela Lei 3.297 de 2013.

O general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira foi nomeado para o cargo de Comandante Militar da Amazônia sendo promovido ao posto no dia 25 de novembro de 2019. Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro no dia 5 de março de 1979 na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende-RJ. Foi declarado Aspirante a Oficial, no ano de 1982.Em toda sua trajetória militar, o general assumiu várias funções, tais como: instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras – Curso de Artilharia; comandante da 1ª Companhia de Forças Especiais do 1º Batalhão de Forças Especiais; observador Militar das Nações Unidas (Iugoslávia); instrutor e Chefe da Área Tática do Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz; instrutor e oficial de operações do Centro Brasileiro de Treinamento de Forças de Paz do Exército; comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza; Oficial de Operações da 10ª Região Militar; chefe da Seção de Planejamento Estratégico da 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército; comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva – Marabá – PA; 2º Subchefe de Operações Terrestres (Atual Chefia do Emprego da Força Terrestre); comandante da 10ª Região Militar – Fortaleza – CE; chefe do Preparo da Força Terrestre; e Subcomandante de Operações Terrestres.

Com mais de 20 condecorações, o general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira destacou sentir-se honrado em receber a homenagem do governo do Rondônia. Ao mesmo tempo que citou a declaração do ex-Comandante Militar da Amazônia, general Rodrigo Octávio Jordão Ramos, o homenageado e atual comandante do CMA falou da honra em receber a Comenda Ordem de Mérito Marechal Rondon – Grau Grande-Oficial.

“É uma satisfação e honra ser agraciado com a medalha que traz o nome do nosso grande herói nacional Marechal Rondon. É uma honra muito grande e ficamos realmente até sem palavras para agradecer essa honraria e esperamos realmente sermos dignos de ostentar essa medalha que tem um significado muito especial porque tudo o que vem da Amazônia tem um significado especial para todos.  Temos o maior prazer em ajudar a população de todos os estados da Amazônia, ribeirinhos, indígenas, enfim toda a população. Sempre que sentimos dificuldades em desempenharmos nossos trabalhos, pensamos na frase deixada pelo general Rodrigo Octávio”, disse o homenageado lembrando, também, do coronel Jorge Teixeira de Oliveira que teve uma contribuição imensa para a Amazônia.

O governador enfatizou a importância do Exército Brasileiro em várias ações desenvolvidas pelo Estado e enfatizou que o general Theophilo é um grande merecedor da homenagem.  “Ficamos muito contentes em poder prestigiar e condecorar o general Theophilo com a mais alta honraria do estado de Rondônia. Sabemos do trabalho dedicado pelo Exército Brasileiro assim como todas as Forças Armadas que desenvolvem na nossa região Amazônica grande ações, a exemplo também da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, comandada pelo general de Brigada, Luciano Batista de Lima, e que tem sido um grande parceiro nas ações e fazendo cumprir as ordens do Comando Militar da Amazônia. Então, para todos nós, é uma honra poder retribuir todo esse trabalho feito pelo nosso Exército que nos últimos meses tem apoiado Rondônia a exemplo da Operação Verde Brasil 2, e há alguns dias engajado na realização do drive-thru para a realização de testes rápidos da Covid-19, ou seja, o Exército Brasileiro é um braço forte e também mão amiga. Ficamos felizes em poder condecorar o general de Exército Theophilo neste momento”, enfatizou o governador Marcos Rocha.

Também participaram da cerimônia o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada, Luciano Batista de Lima; o secretário Chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes; o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Helio Cysneiros Pachá; o comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Luís Almeida; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM, Demargli Farias; o superintendente estadual de Comunicação, Lenilson Guedes; o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Frank Néry