Rolim de Moura,

Brasil tem Ronaldos e astro paralímpico em top 100 de jornal espanhol
Lista elenca cinco brasileiros entre os atletas do século 21

Publicado 12/06/2020
A A
Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

A lista de 100 melhores nomes do século 21I no mundo, feita pela equipe do jornal espanhol Marca, tem cinco brasileiros. Encabeçada pelo nadador norte-americano Michael Phelps, a relação tem os ex-jogadores de futebol Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, o nadador paralímpico Daniel Dias e os ex-atletas Giba, do vôlei, e Falcão, do futsal.

A eleição compilou atletas de 34 países de 31 modalidades. O Brasil é o quinto país com mais representantes, atrás de Estados Unidos (20), da própria Espanha (15), do Reino Unido (nove) e da França (oito). Nações com mais tradição olímpica que a brasileira, como China, Japão, Alemanha e Itália, tiveram menos esportistas lembrados.

Brasileiro mais bem colocado da lista, Ronaldo Fenômeno aparece na 19ª posição, descrito como "possivelmente, o melhor 9 da história do futebol, apesar das lesões que atrapalharam sua carreira". Entre atletas da modalidade, o artilheiro da Copa do Mundo de 2002 é o terceiro, atrás do argentino Lionel Messi (7º) e do português Cristiano Ronaldo (10º).

Ídolo do Barcelona, Ronaldinho está três posições atrás do ex-camisa 9, em 22º lugar, sendo o quarto nome do futebol mais bem colocado. "O último grande representante do jogo bonito brasileiro e do romantismo do futebol", resume o diário espanhol sobre o astro, que, atualmente, está detido no Paraguai após ser entrar no país com documentos falsos.

Já o nadador Daniel Dias, em 42º lugar, é o brasileiro mais bem colocado fora do futebol e único atleta do país ainda em atividade a ser lembrado. "O paralímpico é considerado o Michael Phelps da natação adaptada", descreve o jornal Marca, que o compara justamente ao atleta que encabeça a lista. Dono de 24 medalhas em Paralimpíadas, sendo 14 de ouro, ele é também o terceiro nome entre os nadadores, superado apenas por Phelps e pelo australiano Ian Thorpe (38º).

"Fico extremamente feliz, é uma honra ser comparado a um grande atleta como o Phelps. Ter esse reconhecimento vem coroar a grande carreira que tenho construído ao longo de todos esses anos. Se pensar que é o Ronaldo e o Gaúcho que estão na minha frente [entre brasileiros], então, é um privilégio", destaca Daniel, à Agência Brasil.

Em 58º lugar na lista, Giba é o único nome do vôlei, modalidade de apelo menor na Espanha, se comparada ao Brasil. O ex-ponta é descrito como "a pedra angular da grande seleção brasileira" em referência à equipe que dominou o esporte no mundo no início dos anos 2000. Na época, o time comandado pelo técnico Bernardinho, amealhou três medalhas olímpicas (um ouro em duas pratas), três títulos mundiais e oito da Liga Mundial.

Já Falcão é o 92º da relação do periódico Marca. Apesar de ser o segundo colocado entre os nomes do futsal, o jornal diz que o ex-ala "é considerado por muitos como o maior jogador de futebol de salão da história" e lembra que o português Ricardinho, seis vezes eleito o melhor do planeta na modalidade - ele aparece em 36º lugar -, tem na perna  a tatuagem do número 12, em homenagem ao ídolo Falcão.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram