Rolim de Moura,

Seas conscientiza população sobre o combate ao trabalho infantil, veja como denunciar
Crianças precisam brincar, estudar e ter condições básicas para viver

Publicado 12/06/2020
A A
Foto: Daiane Mendonça

A cena de uma criança ou adolescente trabalhando causa reações diferentes em muita gente. Há quem ache um absurdo ver crianças nas ruas, semáforos, lavouras, estabelecimentos e há quem ache uma ótima oportunidade de crescimento, mas a realidade é que o trabalho infantil tem sido cruel. Este ano o governo federal, em parceria com os governos estaduais, está lançando a campanha com o tema “Covid-19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil” em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho.

Além de ser crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), a mão de obra de crianças e adolescentes não oportuniza nenhum benefício, e em muitos casos serve como porta de entrada para a exploração sexual e comércio de drogas ilícitas. Para se ter uma ideia, em Rondônia, de acordo com dados do último Censo Agropecuário de 2017, existem 17.106 crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade em situação de trabalho, as quais se concentram nas atividades ‘Pecuária e criação de outros animais’ e ‘Produção de lavouras permanentes’, que ocupam, respectivamente, 13.480 e 1.767 crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. Uma mão de obra que atrai devido a vulnerabilidade socioeconômica das famílias.

Para diminuir estes números, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em conjunto com à Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) vinculada à Coordenação de Assistência Social, tem atuado em parceria com órgãos de proteção e defesa para erradicar esta atividade criminosa e, ao mesmo tempo, conscientizar a população para que denunciem o trabalho infantil.

Segundo a primeira dama e secretária da Seas, Luana Rocha, as crianças e adolescentes devem ser estimulados ao aprendizado constante, a participar das atividades familiares de forma colaborativa e, principalmente, a um desenvolvimentos saudável, físico e mental, para que não são sejam vítimas da exploração infantil. “O trabalho infantil é crime, e todos nós temos a obrigação de denuncia-lo. A situação de vulnerabilidade socioeconômica da família não pode ser utilizada como preceito para empurrar nossas crianças e adolescentes ao mundo do trabalho”.

PROGRAMA CRIANÇA PROTEGIDA

Além de acompanhar a atuação junto aos órgãos, a Seas cria políticas públicas para fortalecer a rede de combate. Em 2019, Rondônia foi o primeiro estado do país a implantar o Programa Criança Protegida, que busca garantir os direitos de crianças e adolescentes. No mesmo ano, agentes públicos foram capacitados para atuarem em todo estado.

É importante diferenciar o trabalho infantil dos programas de aprendizagem que capacitam jovens a partir dos 14 de idade, visando a formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Neste tipo de atividade, o jovem além de cumprir com as obrigações escolares, aprende de forma segura, em um ambiente profissional amparado pela lei trabalhista.

DISQUE 100: DENÚNCIA SEGURA E ANÔNIMA

O poder público faz o papel principal articulando ações e criando políticas públicas, mas sem a ajuda da população não há como agir de forma direta e rápida. Por isso, o governo federal criou o Disque Direitos Humanos, um canal de comunicação entre a sociedade e o poder público, que recebe diariamente denúncias contra a violação dos direitos humanos.

Nele, o denunciante pode ligar a qualquer momento, incluindo finais de semana, e terá a identidade preservada, ou pode acessar o canal por meio da ouvidoria online neste link .  Além disso, pode procurar também o Conselho Tutelar, ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Especial (Creas) de seu município.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram