Rolim de Moura,

Pró-Espécies realiza oficina de protocolos de risco de invasão para espécies aquáticas

Publicado 17/06/2020
A A

Foi realizada entre os dias 19 de maio a 03 de junho de 2020 a 1ª Oficina para Validação dos Protocolos de Avaliação de Risco de Invasão de Espécies Aquáticas (Peixes e Invertebrados) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio do WWF-Brasil. A oficina teve como objetivo apresentar os modelos de protocolos de avaliação de risco de importação de espécies de peixes e invertebrados aquáticos em elaboração e discutir sua calibração e validação.

Os protocolos foram desenvolvidos no âmbito do Componente 03 – Alerta e detecção precoce de espécies exóticas invasoras do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. O Projeto dá suporte à implementação da Estratégia Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente por meio da Resolução CONABIO nº 07, de 29 maio de 2018.

A reunião foi planejada para ocorrer de forma presencial em abril e foi adaptada para a forma remota, por meio de videoconferência, devido às medidas de isolamento social como forma de prevenção e combate à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Previamente à 1ª reunião virtual, que ocorreu no dia 21 de maio, foram enviadas vídeo-palestras elaboradas pelos consultores Daniel Pereira e Carlos Belz, da Lótica Projetos Socioambientais. Nos vídeos foram contextualizadas a elaboração dos protocolos dentro da Estratégia Nacional e do Projeto Pró-Espécies e o modelo e metodologia de análise de risco.

Logo, foram disponibilizados os protocolos a todos os participantes para que cada um pudesse testar o modelo estabelecido para pelo menos três espécies e a partir disso elaborar um breve parecer contendo observações e sugestões de aprimoramento. As atividades referentes à reunião se encerraram no dia 03 de junho.

Participaram representantes do Ibama, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, Centro de Manejo de Fauna da Caatinga da Universidade Federal do Vale de São Francisco (CEMAFAUNA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), WWF-Brasil, Projeto Conservação Recifal, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Estadual Londrina (UEL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade La Salle (Unilasalle).

Estruturação de modelos atuais e calibragem

A etapa inicial desse processo foi realizada durante uma oficina em Brasília, em outubro de 2018, na qual foi apresentada a primeira proposta de protocolos de avaliação de risco para peixes e invertebrados aquáticos e foram discutidas as questões e pesos que resultaram na estruturação dos atuais modelos. Contou com a participação de técnicos dos órgãos ambientais e membros da Academia.

Desde então, os protocolos passaram por ajustes que envolveram a rodagem preliminar dos modelos com o uso de informações referentes a pelo menos uma centena de espécies de peixes e invertebrados aquáticos marinhos e de água doce. Posteriormente, foram submetidos à calibração fina e validação com auxílio de pesquisadores com experiência nas áreas de bioinvasão e em biologia e ecologia dos grupos de espécies consideradas, além de técnicos do Ibama, do ICMBio e MMA.

Introdução de espécies exóticas invasoras no país

Apesar do intercâmbio de espécies entre áreas distintas não ser novidade ao longo da história humana e mesmo geológica, a partir do século XX, com o desenvolvimento de transportes mais eficientes e rápidos, tornou-se possível o deslocamento de grandes quantidades de cargas e pessoas entre locais distantes do planeta, facilitando bastante a transferência de diferentes espécies de fauna, flora e microrganismos.

Grande parte das espécies exóticas introduzidas no país não conseguem estabelecer-se em um novo ambiente, mas aquelas que conseguem sobreviver e são bem-sucedidas estabelecem populações capazes de produzir descendentes e podem ser dominantes em um novo ambiente, competindo com as espécies nativas. Mais tarde, elas podem dispersar-se para outros locais, com potencial de alterar a composição de espécies, a paisagem e os processos e serviços ecossistêmicos, sendo consideradas espécies exóticas invasoras.

“Junto com a perda de habitats e mudanças do clima, a introdução de espécies exóticas efetiva ou potencialmente invasoras é considerada uma das causas de perda não somente de diversidade de espécies como de alterações no funcionamento de ecossistemas”, apontou Ivan Teixeira, analista ambiental do Ibama e coordenador da atividade.

Essas espécies não somente mudam a função de ecossistemas, mas também podem ter potenciais impactos em atividades econômicas e na saúde de animais e humanos. Trata-se de um fenômeno que deve ser entendido como um processo complexo e que envolve interações ecológicas com o meio abiótico e com as espécies nativas e introduzidas pré-existentes.

Por isso, o desenvolvimento de protocolos de avaliação de risco são ferramentas importantes que têm como objetivo subsidiar a tomada de decisão quanto à importação de espécies no território brasileiro, fazendo parte da análise de risco, que envolve a identificação do risco, das vias e vetores de introdução, da caracterização do risco, seus impactos potenciais, formas, viabilidade e custos de manejo e controle, além de programas de comunicação.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: wwf