Rolim de Moura,

Evento do Sebrae que aproxima empreendedores de investidores será on line
Universo das Startups é o público esperado

Publicado 18/06/2020
A A
FOTO: REPRODUÇÃO

O evento Capital Empreendedor em 2020 traz muitas novidades: novas ações, novo formato e muitos parceiros. Contará com a participação de investidores dos vários estágios do capital de risco: Aceleradora, Plataforma de Crowdfunding de Investimento, Investidor Anjo e Fundos de Investimento. Realizado desde 2018 mas de maneira presencial, este ano, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, será transmitido 100% on line.

O objetivo do Projeto é preparar os negócios inovadores para o momento de aproximação e negociação com investidores. Para que essa realidade se concretize de forma consistente foram estruturadas várias parcerias com players do ecossistema de investimento que contribuirão com a formação desses empreendedores, por meio de workshops, mentorias e rodadas de investimento.

Os resultados das duas primeiras edições da iniciativa, 2018 e 2019, já se mostram bastante significativos: 29 empresas já fizeram acordos de investimentos, que totalizaram R$ 20,8 milhões; 1.580 empresas sensibilizadas; 253 negócios capacitados e 180 empresas “mentoradas” nos temas negócio e comportamento. Foram beneficiados empreendedores de 12 estados, com 2.110 horas de capacitação e mentoria.

Para 2020, o objetivo do Sebrae é trabalhar junto a empresários de 9 estados (AM, ES, PB, PR, RO, RS, SC, SP e TO), sensibilizando 2.000 empresas e capacitando 300 negócios. A primeira fase será o Lançamento do Projeto que tem como público-alvo o ecossistema de inovação, pequenos negócios inovadores e startups atendidas em programas do Sebrae. Nessa etapa começa o processo de aproximação com os agentes do ecossistema de capital de risco nacional. No segundo momento, será realizado o “Workshop de Empreendedores”, no qual os empreendedores classificados para o projeto conhecerão os principais mecanismos de funcionamento e critérios de decisão de um investidor de risco. A mentoria é a terceira fase do projeto. A iniciativa vai orientar os empreendedores, classificados ao final da etapa do workshop de empreendedores, nos temas: Modelo de negócio; Comportamental; Growth, Produtos e Dados; Máquina de Vendas; Deck de Investimentos; Governança e de Internacionalização.  

Destacando que em 2020, as etapas de Lançamento, Workshop de Empreendedores e Mentorias serão totalmente online, atendendo à necessidade de segurança dos participantes diante dos riscos à saúde provocados pelo COVID 19.

A etapa final é o Circuito de Investimento, fase em que é realizado o encontro com investidores convidados. Este é um momento de networking com o propósito de aproximar empreendedores e investidores, e, ainda, estimular a geração de negócios entre as startups participantes. Ao final dessa fase, as empresas selecionadas estarão aptas a se apresentarem e negociar com potenciais investidores.

Para as empresas finalistas que forem selecionadas para o circuito de investimentos, em São Paulo, o atendimento será continuado no ano seguinte por meio de mentorias nos temas: Marketing; Comportamental; Analytics e Scale Up; Internacionalização; e, Jurídica, cujo objetivo é disponibilizar aos empreendedores mais ferramentas para uma gestão eficiente de seu negócio.

Importante destacar que em 2020, temos novidades interessantes para os pequenos negócios inovadores e para o ambiente de negócios nos estados. A primeira novidade é o aporte do Sebrae em Fundos de Investimento em Participação (FIPs), investindo 7 milhões no Fundo Brasil Central, gerido pela Cedro Capital, que tem atuação na região Centro-Oeste, Norte e parte de Minas Gerais. A outra grande novidade dessa edição é a realização da primeira capacitação de investidores-anjo, com execução do Sebrae Santa Catarina, em parceria com a Harvard Angels, uma capacitação totalmente voltada a experiências práticas, na qual os potenciais investidores terão a oportunidade de participar da mesa de decisão de investimento dos investidores associados à Harvard Angels.

 

Para Liliane Cougo, analista do Sebrae em Rondônia e coordenadora da ação no estado, “A pandemia acabou gerando uma aceleração de iniciativas voltadas para resolver muitas necessidades das pessoas e você que tem a sua Startup aproveite esta oportunidade, pois você estará diante, mesmo que a distância, dos melhores mentores e investidores”, avalia. Na edição de 2019, Rondônia teve uma empresa finalista que recebeu apoio de dois investidores – *Wake up Cobranças*. “ Nós sabíamos onde queríamos chegar, mas não sabíamos o caminho e com a participação no projeto, estamos chegando longe!”, vibram Matheus Torrente e Willian Torrente, idealizadores da startup rondoniense. Para participação no evento de lançamento do Capital Empreendedor é necessária inscrição prévia no site abaixo. Não há custos para participação no projeto

Serviço:

Lançamento Nacional do Projeto Capital Empreendedor (online)

Quando: 23 de junho

Horário: das 17h às 19h30

Onde: www.capitalempreendedor2020.com.br

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa