Rolim de Moura,

Rondônia deve colher mais de 2 milhões de sacas de café em 2020
Cadeia do café não foi afetada pela pandemia do novo Coronavírus e colheita deve ‘salvar’ a economia estadual

Publicado 19/06/2020
A A

A colheita do café no Estado de Rondônia, abriu de forma oficial no dia 10 de abril deste ano. Em 2019, foram mais de 1.8 milhão sacas do grão colhidos nas propriedades rurais de todo o estado. O presidente da câmara setorial do café, Ezequias Brás da Silva Neto, ou ‘Tuta Café’, avalia a safra de 2019, de forma positiva.

“Em 2019 chegamos à casa de 1.8 milhão de sacas colhidas, nós esperávamos um pouco mais, mas estamos felizes com esse número. Foi uma safra de qualidade, onde o colono conseguiu fazer 80% desse volume com grãos de qualidade. Com isso, conquistamos preços melhores, nosso café foi divulgado para o mundo e a bebida desse grão é saborosa”, destacou Tuta.

A previsão para 2020 é que a safra supere o ano anterior, com uma colheita de 2.1 milhões sacas de café.

“A cada ano nós plantamos em torno de 300 a 400 mil mudas de café. Baseados número, nós da Câmara Setorial do Café, Acer, Embrapa, Emater e Governo do Estado de Rondônia, fizemos um estudo, aonde chegamos a conclusão de que se não tivermos problemas de clima, a colheita para esse ano pode chegar a 2.1 milhões sacas de café colhidas”, afirmou o presidente.

A cadeia do café não foi afetada pela pandemia do Coronavírus. Segundo Tuta, o período de colheita no mês de abril superou as expectativas dos cafeicultores, isso porque eles conseguiram contar com a mão de obra de pessoas que perderam os empregos nesse período.

“Estamos agradecendo a Deus, pois diferente de outros segmentos, a cadeia do café foi beneficiada pela pandemia. A colheita veio em um momento de crise, como uma forma de ‘salvação’ financeira para o Estado de Rondônia, pois o valor conquistado pelo trabalho dessas pessoas na colheita do café, será revertido para a melhoria da economia estadual”, acredita.

A colheita de café em Rondônia segue até o final do mês de agosto.