Rolim de Moura,

Milho: produção na safrinha deve ser de 72,9 milhões de t, diz Agroconsult
O volume representa queda é de 4,5% ante a temporada passada, com produção recorde, e se deve às irregularidades climáticas

Publicado 19/06/2020
A A

A produção de milho segunda safra 2019/2020 deve ser de 72,9 milhões de toneladas, segundo a Agroconsult, com base em dados coletados nos eventos virtuais realizados pelo Rally da Safra. A queda é de 4,5% ante a temporada passada, com produção recorde, e se deve às irregularidades climáticas.

O Rally da Safra é organizado pela Agroconsult. Desde meados de maio, mais de 60 produtores que atuam nas principais regiões agrícolas participaram de uma série de reuniões virtuais, passando informações sobre as condições desta 2ª safra.

“O plantio atrasou em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, empurrando o desenvolvimento de uma parcela significativa das lavouras para um calendário de maior risco climático. Isso contribuiu para perdas de produtividade nessas regiões, afetadas também pelo baixo volume de chuva em abril, período em que boa parcela das lavouras passava pelo estágio crítico de pendoamento”, explicou a consultoria em nota.

Conforme o coordenador do Rally, André Debastiani, a produtividade média foi de 91,7 sacas por hectare contra 101,0 sacas por hectare na safra passada. “Mesmo assim, os produtores estão colhendo bons resultados, devido à elevação dos investimentos e do aumento de área”.

Ele diz que em Mato Grosso, apesar de alguns bolsões de seca no oeste e sudeste do Estado, a produtividade será de 108,5 sacas/hectare (112,5 em 2018/19). “O Estado de Goiás deverá fechar em 103,5 sacas por hectare (113,5 em 18/19), enquanto que Mato Grosso do Sul e Paraná ficaram com 78 sacas/hectare (89 e 100,1, respectivamente, na temporada passada).”
Ainda de acordo com a Agroconsult, os preços remuneradores do milho e o histórico de excelentes resultados nas safras recentes estimularam uma expansão de 5,2% na área plantada, que chegou a 13,3 milhões de hectares.

Fonte: Canal Rural