Rolim de Moura,

Defendido veto à indicação de ex-ministro para Banco Mundial
Representantes da sociedade civil brasileira divulgaram uma carta endereçada aos embaixadores de sete países apelando para que vetem a indicação de Weintraub, para um cargo na direção do Banco Mundial.

Publicado 19/06/2020
A A

Representantes da sociedade civil brasileira divulgaram uma carta endereçada aos embaixadores de sete países apelando para que vetem a indicação do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para um cargo na direção do Banco Mundial.

Segundo o portal de notícias UOL, o documento foi endereçado aos embaixadores da Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago, que são representados pelo indicado do Brasil num cargo da diretoria do Banco Mundial e que devem referendar a indicação do ex-ministro.

"Enviamos esta carta para desaconselhar fortemente a indicação do senhor Weintraub para este importante cargo e informá-lo sobre os possíveis danos irreparáveis que ele causaria à posição do seu país no Banco Mundial", lê-se no documento.

"Estamos convencidos de que o senhor Abraham Weintraub não possui as qualificações éticas, profissionais e morais mínimas para ocupar o assento da 15.ª Diretoria Executiva do Banco Mundial", continua a carta.

De acordo com o portal de notícias, entre os signatários da carta estão o ex-embaixador e ex-ministro brasileiro Rubens Ricupero, o empresário Philip Yang, os economistas Laura Carvalho e Ricardo Henriques, o advogado e professor Thiago Amparo, a historiadora e antropóloga Lília Moritz Schwarcz.

O documento foi elaborado com a ajuda de uma rede de organizações da sociedade civil brasileira.

Weintraub anunciou sua saída do Governo na tarde de quinta-feira, num vídeo em que aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

O ex-ministro afirmou que não iria discutir os motivos da sua saída do cargo ministerial.

"Sim, dessa vez é verdade. Eu estou saindo do Ministério da Educação. Vou começar a transição agora. Nos próximos dias passo o bastão ao ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo. Neste momento, eu não quero discutir os motivos da minha saída. Não cabe", disse Weintraub.

E anunciou: "O importante é dizer que eu recebi o convite para ser o diretor de um banco. Eu já fui diretor de banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial".

Weintraub afirmou, hoje de manhã, que pretende deixar o Brasil "o mais rápido possível".

"Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias). NÃO QUERO BRIGAR! Quero ficar quieto, me deixem em paz, porém, não me provoquem!", escreveu na sua conta na rede social Twitter.

O ex-governante foi indicado para assumir um cargo na representação brasileira da direção do Banco Mundial, com sede em Washington, nos Estados Unidos.

A permanência de Weintraub no Governo estava sendo debatida nos últimos dias, após o ministro ter participado, no domingo, numa manifestação pró-Bolsonaro, movimento que não agradou ao Presidente.

Contudo, as polêmicas envolvendo o ex-ministro da Educação começaram logo após o mesmo ter assumido a pasta, há 14 meses, em substituição de Ricardo Vélez Rodríguez.

Weintraub acumulou desavenças com reitores de universidades, estudantes e parlamentares, após ter decretado duros cortes na Educação, assim como causou problemas diplomáticos com a China e Israel. Mais recentemente, entrou em conflito com juízes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de ser uma figura conhecida e admirada pela militância mais fiel de Jair Bolsonaro, Weintraub acabou por ceder, tornando-se no quarto ministro a sair do Governo nos últimos dois meses, depois de Henrique Mandetta e Nelson Teich, ambos da pasta da Saúde, e de Sergio Moro, que pediu demissão do Ministério da Justiça.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram