Rolim de Moura,

Confúcio defende mudança nas eleições municipais para dezembro
Ele acredita que na próxima semana o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, deve definir o novo calendário eleitoral.

Publicado 20/06/2020
A A

O adiamento das eleições municipais deste ano foi assunto que causou repercussão esta semana em Brasília. O senador Confúcio Moura (MDB-RO), após a reunião da Comissão Mista do Congresso, da qual é presidente, falou em uma “live” de suas redes sociais que defende a alteração da data para o mês de dezembro. Ele acredita que na próxima semana o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, deve definir o novo calendário eleitoral.
 
Durante a audiência pública que contou com a presença do Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, Confúcio disse que ouviu algumas indagações de parlamentares sobre o assunto eleição. Na quarta-feira (17), a Sessão Plenária do Senado foi realizada só para discutir esse tema. “Há proposta até de adiamento das eleições por mais dois anos, para coincidir com a eleição presidencial, mas está fora de cogitação”, disse o senador rondoniense. 
 
Confúcio acredita que as eleições devem acontecer no mês de novembro deste ano ou, em caso excepcional a ser discutido pelo TSE, no mês de dezembro. “Mas ainda está no campo das discussões, vamos ouvir os presidentes de partidos que vão interagir fortemente com o ministro Barroso, atual presidente do TSE, para ser resolvido”, enfatizou. 
 
O parlamentar disse que recomendaria o mês de dezembro. Para ele, seria mais tranquilo. “Um mês a mais que a gente teria prazo para ir atenuando esse período eleitoral; facilitaria as campanhas políticas. Mesmo um período curto de diferença eu acho importante, porque um mês de ações concretas no combate à doença já se tem resultados visíveis”, explicou.  
 
Na próxima segunda-feira (22), o Senado realizará uma sessão exclusivamente para debater o assunto, e será a segunda sessão utilizada excepcionalmente com essa finalidade.  Dentre as probabilidades de decisões da Mesa, está a alteração do primeiro turno para 15 de novembro ou 06 de dezembro.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa