Rolim de Moura,

Lacen recebe doações de kits considerados “padrão ouro” para detectar o novo coronavírus em Rondônia
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) agradece a todas as empresas e cidadãos que neste momento contribuem com doações ajudando a combater esse vírus.

Publicado 23/06/2020
A A

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-Ro), em Porto Velho, recebeu a doação de 20 kits para testes RT-PCR, que detecta o coronavírus. A doação foi feita pela empresa Santo Antônio Energia na segunda-feira (22).

Cada kit é capaz de realizar 200 exames, utilizando a técnica de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo.  Este é o exame considerado “padrão ouro” para o diagnóstico e é indicado para quem está com sintomas da Covid-19.

“Iniciativa como esta é muito importante neste momento. Estamos em uma guerra contra o vírus e os insumos são imprescindíveis para realizar os exames”, afirmou o secretário de Saúde, Fernando Máximo, presente no momento em que o material foi descarregado.

Além de agradecer pela doação, o gestor ressaltou que essa “corrente do bem” formada por empresas é muito importante para enfrentar os desafios da pandemia do novo coronavírus.

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no Estado, o Lacen iniciou os trabalhos de forma intensa e reorganizou suas atividades, remanejando equipes de outros setores para fortalecer a rede de atuação direta ao enfrentamento da pandemia. Ao longo destes três meses, a unidade estendeu o horário de funcionamento para três turnos de trabalho e tem atuado aos finais de semana e feriados para atender a demanda crescente pelo exame.

“No entanto a demanda de amostras que chega diariamente cresceu de cerca de 330 por dia para quase 600. E o prazo para entrega do resultado pode chegar até 72 horas e eles são enviados à unidade de saúde onde foi coletado”, destacou Cicileia Correia Da Silva, diretora do Lacen.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) agradece a todas as empresas e cidadãos que neste momento contribuem com doações ajudando a combater esse vírus.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa