Rolim de Moura,

Detran Rondônia esclarece que o IPVA é um tributo estadual
IPVA é um tributo estadual, o recurso arrecadado vai cinquenta por cento para o Estado e a outra metade para o município onde o veículo foi emplacado

Publicado 26/06/2020
A A

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia esclarece que o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), apesar de muita gente achar que é um tributo do Departamento de Trânsito, trata-se de um imposto estadual, onde 50% do valor do imposto pago vai para o governo do Estado e os outros cinquenta por cento vai para os cofres do município onde o veículo foi emplacado.

O IPVA é um tributo estadual que deve ser pago todo ano por proprietários de veículos automotores. O valor do imposto é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento. É importante esclarecer que de todas as taxas pagas, apenas o licenciamento é do Detran, as demais taxas são de outros órgãos.

O IPVA é um tributo do governo do Estado, o valor e vencimento do referido imposto varia de acordo com o modelo, Estado onde o carro foi registrado e número da placa. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, basta acessar a pagina da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e informar o número do Renavam e a placa do veículo.

Na página do Detran Rondônia basta informar a placa do veículo, o CPF do proprietário ou o número do Renavam que o usuário terá acesso à taxa do licenciamento e também do seguro – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres (Dpvat) e taxa de vistoria do Corpo de Bombeiros. Na pagina do Detran Rondônia o contribuinte também encontra um ícone que direciona para a página da Sefin.

O cálculo para pagamento do IPVA pode diferenciar de um estado para o outro, pois a margem é estipulada pelo governo estadual, já o Dpvat possui valor fixo em todo o país e é definido de acordo com o tipo de veículo, nas categorias, veículos de passeio, táxis e carros de aluguel, veículos ciclomotores, caminhões, ônibus e micro ônibus sem frete, e ônibus e micro ônibus com frete.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram