Rolim de Moura,

UVA: Oferta nacional pode seguir baixa em julho

Por Cepea
Publicado 02/07/2020
A A

A disponibilidade de uvas do Vale do São Francisco (PE/BA) está baixa no mercado interno desde o início do ano, devido a problemas causados por chuvas (que reduziram a produtividade) e também ao bom ritmo das exportações. Esse cenário vem favorecendo os preços domésticos da fruta. Na parcial de junho (1º a 19/06), a média da branca sem sementes era 28% superior aos valores registrados em junho de 2019.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a previsão é de que a oferta continue baixa pelo menos até o final de julho, ainda por conta de problemas de qualidade causados pelas precipitações nos primeiros meses do ano. Já a partir de agosto, as uvas locais devem apresentar maior qualidade, visto que a umidade nos parreirais deve ser menor. Assim, o volume colhido deve aumentar gradualmente até atingir o pico de produção, a partir da primeira quinzena de setembro.

Vale mencionar que a janela de exportação do segundo semestre geralmente se inicia em setembro, e, diante do dólar valorizado frente ao Real, espera-se que bons volumes sejam enviados ao exterior. No entanto, a concorrência com as uvas da Grécia pode ser acirrada, visto que a redução no número de turistas no país, devido à pandemia do novo coronavírus, tende a aumentar a inserção de uvas gregas em outros destinos europeus.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea