Rolim de Moura,

OUÇA O ÁUDIO: Vice-Governador de RO diz; quem manda nos municípios é os prefeitos e no Estado é o Estado e ainda orienta a população fazer automedicação contra covid-19, que é proibido
A doença, para a qual ainda não se tem vacina e as medidas preventivas mais recomendadas são a higienização frequente das mãos e o isolamento e não a automedicação.

Publicado 03/07/2020
Atualizado 03/07/2020
A A

Vice-governador Zé Jodan, nesta sexta-feira, dia 03, usou as redes sociais para se pronunciar e disse que o governador é contra o fechamento dos comércios.

Eu converso com o governador Marcos Rocha, todos os dias e diz, “ele é contra fechar o comércio, perdermos o emprego e se posicionou muito firme aí, ele toma as decisões alinhadas com Ministério Público Federal, Estadual, Tribunal de Contas e nós não vimos até o presente momento provas de corrupção neste governo. Então é muito fácil num momento deste colocar situações que as vezes falta com a verdade”, destaca o Zé Jodan.

Ele também diz ser contra o fechamento dos comércios, mas que existem ordens judiciais, reuniões judicializadas e pessoas que não querem que este Governo e que o Presidente Bolsonaro e que o País tenha sucesso, porém existem os comunistas e ressalta, “hoje no país só temos dois partidos, direita e esquerda, não tem meio termo e quem não concorda com verdade é comunista, quem concorda com verdade, ele é da direita e pronto”, diz Vice-governador.

O Vice-governador, ainda orienta população a fazer automedicação para combater o coronavírus, sendo que a automedicação é contraindicada por médicos e especialistas da área de saúde. 

Em tempos de enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde tem recomendado à população que não busque medicamentos preventivos ou de tratamento da Covid-19 sem a prescrição de um profissional da área.

A doença, para a qual ainda não se tem vacina e as medidas preventivas mais recomendadas são a higienização frequente das mãos e o isolamento e não a automedicação. 

É importante destacar que há alguns riscos no uso indevido de medicações sem orientação. Existem algumas reações adversas possíveis com a hidroxicloroquina, como lesão forte na retina, problemas hepáticos, anemia e problemas cardiovasculares graves.

A automedicação pode intensificar a gravidade de enfermidades existentes ou mascarar sintomas de outras. “Em relação ao coronavírus, se a pessoa apresentar sintomas e se enquadrar nos critérios de caso suspeito estabelecidos pelo Ministério da Saúde, deve procurar o pronto-socorro mais próximo de sua casa. A avaliação de risco e das complicações decorrentes, assim como das medicações a serem utilizadas, deverá ser feita pelo médico.

 

Confira na integra a nota da Anvisa sobre Cloroquina e Hidroxicloroquina anexo em PDF: 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram