Rolim de Moura,

Governo assina termo de cooperação com o Incra para avançar na regularização fundiária e tornar Rondônia referência nacional
A meta do governo de Rondônia, juntamente com o governo federal, é entregar mais de 10 mil títulos rurais em 12 meses.

Publicado 07/07/2020
Atualizado 07/07/2020
A A

A regularização fundiária, considerada essencial para o desenvolvimento do País e uma importante estratégia para a recuperação econômica, é prioridade em Rondônia. Nesta segunda-feira (6), o governador, coronel Marcos Rocha, anunciou o termo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do qual o Governo vai contratar 35 técnicos que ficarão à disposição para acelerar a titulação de terras rurais no Estado.

A meta do governo de Rondônia, juntamente com o governo federal, é entregar mais de 10 mil títulos rurais em 12 meses. O anúncio do termo de cooperação foi realizado através de videoconferência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa), Tereza Cristina, onde destacou que através de iniciativas como essa em Rondônia, pode se tornar o case de sucesso em desenvolvimento agropecuário do Brasil. ‘‘É desta forma que Rondônia pode se tornar referência de modernidade na agropecuária’’, considera a ministra.

Também participaram da reunião o presidente do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Incra), Geraldo Ferreira de Melo Filho, e o secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, que parabenizaram o governo de Rondônia pela cooperação com o governo federal que vai dar celeridade à regularização fundiária.

GRANDE AÇÃO DE REGULARIZAÇÃO 

O agronegócio é considerado o grande impulsionador da economia, mas tem o desafio de ser destravado através da entrega de títulos que dão condições para acesso ao crédito, aumento da produtividade no campo e amplo alcance de mercados. E é esse o esforço conjunto feito em Rondônia. ‘‘A regularização é algo de extrema importância para o estado de Rondônia e essas ações são possíveis devido às parcerias’’, reforça o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, a entrega de títulos rurais é uma importante iniciativa para destravar o agronegócio, inibir o desmatamento e potencializar o avanço em sustentabilidade.

‘‘Foi elaborado esse termo de cooperação técnica, onde o Governo, através da Seagri, estará contratando 35 técnicos para trabalhar juntamente com o Incra, para dar celeridade da emissão dos títulos. Essas contratações são importantes, porque o quadro de servidores do Incra é defasado e a demanda é grande no Estado. E o governo do Estado vem estendendo sua mão para ajudar, uma vez que a regularização fundiária é prioridade’’, explica.

O superintendente Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), Constantino Erwen, também destacou a importância dessa ação conjunta. ”A Superintendência que cuida da regularização fundiária, tanto urbana quanto rural, em Rondônia, senti-se muito feliz em ver que as autoridades estão imbuídas em dar atenção à regulação fundiária no Estado, pois  com o bem no seu nome, o produtor tem confiança em fazer financiamentos, e aquece a economia”.

Ele ainda destaca que Rondônia se projeta como referência nacional em estratégia de trabalho conjunto com a União. ”Através dessa parceria, acaba tonando Rondônia modelo de trabalho, haja vista a dedicação do governador com esse tema, tanto que trouxe as autoridades federais para juntos dar importância à titulação”, avalia Constantino Erwen.

O deputado federal, Lúcio Mosquini, que também possibilitou recurso de emendas no Incra, para a regularização fundiária, destacou durante a videoconferência que a Amazônia tem condições de desenvolver o agronegócio com tecnologia, sem precisar desmatar. ‘‘Basta regularizar o que já existe. Com tecnologia é possível produzir onde já está antropotizado. A maior tecnologia que temos para avançar é o título, pois é o que dá acesso a crédito e à venda dos produtos para o mundo’’, considera.

A Seagri está à disposição para colaborar com o Incra nos avanços da regularização fundiária rural no Estado, assim também como a Sepat, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Todas as instituições estaduais envolvidas com o setor produtivo estão incumbidas de apoiar a grande ação de regularização fundiária em Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram