Rolim de Moura,

Celeridade no projeto do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia continua mesmo com a Covid-19
No built to suit há um cronograma a ser cumprido e, ainda de acordo com o contrato, fica determinado a obrigação de manutenção predial

Publicado 10/07/2020
Atualizado 10/07/2020
A A

O governo de Rondônia se mobiliza, através das Secretarias de Saúde (Sesau), de Finanças (Sefin), de Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog) e de Licitações (Supel), em conjunto com a Casa Civil e a  Procuradoria Geral do Estado (PGE), para maior celeridade e eficiência do projeto do novo Hospital de Emergência e Urgência (Heuro), que conforme seu “Perfil Assistencial’ já elaborado, contará com estrutura moderna de 399 leitos, um centro cirúrgico com 10 salas e 64 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), incluindo Hemodinâmica. 

Segundo o secretário da Sesau, Fernando Rodrigues Máximo, o estudo econômico financeiro do projeto já está concluído e, a partir de agora, passa para a próxima fase de preparação para licitação, que ocorrerá em breve. “Depois, a empresa que for vencedora já começa a construção do tão sonhado novo hospital de emergências e urgências. Mesmo com toda mudança de fluxos, procedimentos e atendimentos, principalmente na área da saúde, causada pela pandemia mundial ocasionada pela Covid-19, a equipe do governo do estado de Rondônia prossegue com os trâmites do procedimento, que levará à construção do Heuro” descreve Fernando Máximo. 

Além disso, o secretário explicou que no primeiro semestre de 2020, já foram realizadas duas audiências públicas, uma presencial, anterior à pandemia, com a participação da população e dos agentes administrativos envolvidos na demanda, bem como o evento denominado market souding – direcionado a investidores interessados em conhecer o projeto. “A construção da nova unidade hospitalar irá ampliar demasiadamente a rede de urgência e emergência estadual, desafogando o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, que há anos não oferta serviços em quantidade suficiente à demanda existente no Estado, devido ao crescimento populacional em ascendência”, explica. 

A audiência pública transmitida pelo youtube no dia 30 de junho, que apresentou a modelagem final do projeto, contou com a participação da população, órgãos de controle, conselhos e sindicatos, onde foi possibilitado o esclarecimento de dúvidas para quem interessasse e a interação dos participantes através de comentários. A exemplo, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), por meio do seu canal, destacou sucesso no empreendimento. “O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional deseja sucesso nos empreendimentos do governo do Estado, e nos colocamos à disposição para construir com diálogo a melhor assistência ao povo”. 

Rondônia será pioneiro na construção de uma obra de hospital estadual no modelo chamado Built to Suit (BTS), ressalta o secretário da Sesau. “Sendo sempre enfatizado pelo excelentíssimo governador do Estado, Marcos Rocha, que tal projeto é prioridade de sua gestão e que a mesma age em cooperação mútua para sua execução e sucesso”, conta Fernando Máximo.  

O modelo em que se baseará a construção do novo Hospital, Built to Suit (BTS), já foi utilizado com sucesso na construção e instalação do Fórum Geral Desembargador César Montenegro em Porto Velho, através de contratação realizada pelo Tribunal de Justiça (TJ-RO).  Desse modo, é possível viabilizar projetos de implantação de equipamentos públicos que atendam às rígidas normas estabelecidas pelos futuros usuários da construção – Governo e sociedade – bem como os prazos curtos para execução. Este tipo de contrato evita a imobilização do capital do Governo, em um ambiente de limitação orçamentária, realidade dos governos estaduais em todo o Brasil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram