Rolim de Moura,

CAFÉ: Clima firme favorece colheita da safra 2020/21

Por Cepea
Publicado 15/07/2020
A A

O clima mais firme tem favorecido a colheita do café da safra 2020/21 em todo o Brasil. Segundo agentes consultados pelo Cepea, até a última semana, cerca de 37 a 48% da produção esperada havia sido colhida no País. Para o arábica, as atividades estão mais avançadas no Noroeste do Paraná, com o volume colhido se aproximando dos 60% do total.

Apesar de as chuvas pontuais em julho terem prejudicado um pouco a bebida de alguns lotes, de maneira geral, a qualidade desta temporada está sendo satisfatória, com alto volume de cafés com bebida superior e boa peneira. Com o avanço dos trabalhos, agentes consultados pelo Cepea esperam que um maior volume de café novo chegue ao mercado nos próximos dias.

Quanto à colheita de robusta 2020/21, já está caminhando para o final no Espírito Santo. Segundo agentes consultados pelo Cepea, as atividades na praça capixaba estiveram entre 80 e 90% da produção esperada até a última semana. Muitas lavouras apresentam menor produção frente à safra anterior, em decorrência de adversidades climáticas durante a florada e de enchimento de grão.

Além disso, a alta produção nas temporadas anteriores também influenciou a redução do potencial produtivo da safra 2020/21. De maneira geral, a liquidez do robusta na praça capixaba tem sido superior que a do arábica. Muitos produtores, no entanto, ainda estão à espera de maiores preços para negociar.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea