Rolim de Moura,

Produtores que ainda não fizeram a declaração obrigatória de rebanhos são advertidos pela Idaron
Criadores de bovinos e outros animais, que ainda não declararam os rebanhos, terão até 30 deste mês para se regularizar

Publicado 17/07/2020
A A

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), estendeu por mais 15 dias, até 30 de julho, o prazo para os produtores inadimplentes fazerem a declaração obrigatória dos rebanhos. A medida foi adotada em razão da Pandemia de Covid-19.

A campanha de declaração de rebanhos teve início em maio, com duração de 60 dias. “Após o prazo normal, de 1° a 15 de julho, os inadimplentes foram notificados para aderir à campanha, agora, de 16 a 30 deste mês, os produtores que não declararam passam a ser advertidos”, explicou o coordenador técnico da Agência, Walter Cartaxo.

Vale lembrar que os produtores rurais, criadores de bovino, bubalino, suíno, ovino, caprino, equídeo e de aves, que ainda não declararam o rebanho à Idaron, continuarão com as fichas bloqueadas para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), até que regularizem a situação. “Menos de um por cento dos produtores ainda não declararam”, destacou Walter cartaxo.

Segundo ele, a campanha de declaração de rebanhos faz parte das estratégias adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que Rondônia seja reconhecida internacionalmente como área livre de aftosa sem vacinação. “É a contribuição do produtor para que o Estado mantenha o controle da qualidade do rebanho”.

Até o momento, apenas a regional de Pimenta Bueno conseguiu atingir os 100% das declarações. Porto Velho é a regional onde há maior índice de inadimplência, tendo atingido algo próximo a 99% dos produtores. Também são registradas pendências nas regionais de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, São Francisco, Vilhena e Rolim de Moura.

“E para atender o produtor, permitindo que ele faça a declaração sem sair de casa, para prevenir contágio pelo Covid-19, a Idaron disponibiliza de diversas ferramentas eletrônicas e de um ‘Call Center’, através do qual o criador de animais pode fazer a declaração dos rebanhos”, acentua Walter Cartaxo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram