Rolim de Moura,

Dirigentes e professores de Rondônia são convocados para relatar experiências na pandemia e concorrer a prêmio nacional
A lição de cada dia foi acompanhada por pais, orientados por professores durante o distanciamento social

Publicado 18/07/2020
Atualizado 18/07/2020
A A

O Governo de Rondônia apela, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para que dirigentes e professores de 1.290 escolas das redes estadual e municipal, relatem experiências exitosas durante o período do afastamento social causado pela pandemia da Covid-19, a fim de concorrer ao Prêmio Gestão Escolar 2020, instituído desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Até o momento, 55 escolas de Rondônia se inscreveram.

O prêmio estimula a melhoria da gestão das escolas públicas, busca o reconhecimento de boas práticas, incentiva o aprimoramento dos processos de gestão e promove ações que possibilitem o intercâmbio de experiências entre gestores. A iniciativa vale para experiências de sucesso nas escolas públicas estaduais e municipais de qualquer etapa da Educação Básica: Educação infantil e ensinos Fundamental e Médio.

Segundo o secretário estadual de educação, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, em 2019 não houve edição do prêmio, que acontece de dois em dois anos desde 2013. Este ano, ele informou, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Consed buscaram parcerias para prosseguir a iniciativa e contribuir com ações de mobilização e divulgação.

Os participantes deverão contar histórias vivenciadas enquanto durou o distanciamento social, enfatizando, por exemplo, a maneira como a situação ocorreu nas zonas urbana e rural.

“Casos da entrega de lições impressas deixadas na cerca da escola, de empréstimo de internet, sobretudo, da manutenção do vínculo familiar”, mencionou a coordenadora do prêmio em Rondônia, professora Elizabete Siqueira.

Somente ao verificar o número de inscritos, ela contém o entusiasmo: “do total, até quinta-feira, lá estavam 46 escolas estaduais e nove municipais. Pouco, precisamos de maior participação, pois não faltam relatos deste período tão especial de nossas vidas”, apelou.

Entre os prêmios previstos para a equipe escolar, estão vagas no curso de especialização à distância, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para as escolas selecionadas nas etapas estadual, regional e nacional, serão oferecidas premiações em dinheiro, que vão de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

A professora Elisabete trabalha na coordenação desde 2004. Ela própria foi vencedora em 2005, quando fez parte da equipe gestora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Álvares de Azevedo, em Vilhena.

Em sua carreira no magistério desde 1984, ela dirigiu também a Escola Jerônimo Santana em Cerejeiras, de 1989 a 1994.

COMO É
► O Consed permite a participação de um diretor, quatro professores e um coordenador pedagógico por escola, preferencialmente um professor por área de conhecimento.

► A Undime indicou um coordenador por estado para integrar a coordenação estadual, que contará também com um representante indicado pela Seduc. A Coordenação Estadual trabalha para garantir o êxito das ações de implementação, mobilização, divulgação e avaliação que norteiam o Prêmio.

► Participam com a Undime, representantes da OEI Brasil, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Bett Educar, Fundação Itaú Social, Fundação Santillana, Conselho Britânico e Univesp.

Escolas dispostas a participar podem acessar a plataforma do Prêmio de Gestão neste endereço.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram