Rolim de Moura,

Mais de 200 equipamentos de locomoção são entregues para pacientes de Rondônia

Publicado 21/07/2020
A A

Morador há 40 anos da cidade de Vilhena, Ari Dias adquiriu através do Governo do Estado duas cadeiras de rodas, uma delas especial para banho e outra para locomoção. Ele faz parte dos mais de 1.700 beneficiários de equipamentos entregues por meio da Coordenadoria de Meios Auxiliares de Locomoção da Secretaria de Estado da Saúde (CMAL/Sesau).

“Isso aqui são nossas pernas, tanto dentro de casa como na rua, é um produto de boa qualidade e nos ajuda muito. É um programa muito bem vindo pelo Governo”, disse Ari.

Duzentos e dezesseis tipos de equipamentos destinados à reabilitação física, como bengalas, andadores, e até cadeiras infantis para banho, foram entregues através da Coordenadoria, nesta segunda-feira (20), para pacientes de Porto Velho e interior de Rondônia .

De acordo com coordenador de Meios Auxiliares de Locomoção, Pedro Augusto, o material  é avaliado em mais de R$ 77 mil. Já o lote liberado para o Estado no mês de julho é de R$ 115 mil, onde as concessões são regulares e acontecem uma vez ao mês.

“Nós da CMAL/Sesau, ficamos felizes em ver os recursos públicos retornando aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e contribuintes do nosso Estado de Rondônia”, ponderou o coordenador.

Os materiais são entregues às regionais de saúde em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, que fazem a redistribuição para outros municípios .

BENEFÍCIO

Qualquer usuário do Sistema Único de Saúde, desde que respeitado os parâmetros definidos pelo Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, consegue obter o benefício. O coordenador explica ainda que o usuário deve ser avaliado por um profissional de saúde habilitado do SUS. Este profissional irá realizar uma prescrição em um Laudo Médico para Procedimentos de Alta Complexidade (Apac), conforme a condição clínica do usuário.

OBSERVAÇÕES

Somente profissionais habilitados como fisioterapeutas, neurologistas, ortopedistas e terapeutas ocupacionais podem  prescrever o Laudo Apac para o recebimento do beneficio.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, é possível entrar em contato na rua Pio XII, 293, no bairro São João Bosco, em Porto Velho. Ou nas Regionais de Saúde, para os usuários do interior do Estado. Além de contato via telefone: (69) 3214-1852 ou e-mail meios-locomocao@hotmail.com.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram