Rolim de Moura,

Deltan e chefe da Lava Jato criticam decisão de Toffoli sobre Serra
Janice Ascari, chefe da Lava Jato em São Paulo, também fez uma sequência de publicações em crítica à posição do STF

Publicado 22/07/2020
A A

A decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, de suspender a busca e apreensão no gabinete do senador José Serra (PSDB) em Brasília irritou membros da Lava Jato.

Deltan Dallagnol, coordenador da Lava-Jato em Curitiba, fez uma sequência de posts para argumentar contra a decisão de Dias Toffoli.

Ao pontuar seus motivos, o procurador afirma que, se a PF encontrasse alguma prova no gabinete do senador, esse material seria "submetido à jurisdição do STF ", o que é "suficiente para preservar a jurisdição do tribunal".

Ele ainda diz que se "a moda pega", o mesmo argumento de Toffoli "poderia ser utilizado contra buscas e apreensões em quaisquer lugares".

O procurador afirmou que o ministro do STF Celso de Mello, no ano passado, deu outro rumo à decisão semelhante.

"'Ninguém está acima da autoridade das leis e da Constituição da República', enfatizou o decano do STF, acrescentando que o postulado republicano repele privilégios e não tolera discriminações", escreveu Deltan, citando Celso de Mello.

Após as críticas ao tribunal, Deltan afirma que respeita o STF e acredita que as "instituições são essenciais para a democracia e desempenham em medida relevante seus papeis".Diz ainda que "a crítica a parte de suas decisões é um instrumento para o o aperfeiçoamento das instituições".

Janice Ascari, chefe da Lava Jato em São Paulo, também fez uma sequência de publicações em crítica à posição do STF.

Ela lembrou algumas decisões semelhantes do Supremo, em casos relacionados à Justiça Eleitoral em uma sequência de postagens em uma rede social. Depois, ela os compara ao caso de Serra."STF decide que foro especial é só para crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados à função (maio/2018). STF decide que não é bem assim, quando a Justiça Eleitoral de 1º grau expede medida cautelar de busca e apreensão (julho/2020)", escreveu a procuradora em uma rede social.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram