Rolim de Moura,

100% das subestações de energia de RO passam a ter licença ambiental
Quando Energisa assumiu a concessão, no fim de 2018, maior parte das subestações operavam de forma irregular

Publicado 23/07/2020
A A
FOTO: Assessoria

A Energisa finalizou esse mês o processo de licenciamento ambiental das subestações herdadas da antiga concessionária de energia do estado. Na época, das 54 subestações, 32 não tinham a licença, funcionavam de forma irregular e sem respeitar regras de segurança ambiental. No processo, a empresa implantou medidas de proteção do solo e de tratamento de resíduos, reduzindo riscos para o meio ambiente e a comunidade.  
“A maioria delas não tinha itens básicos para operar com segurança e apresentavam um risco potencial ao meio ambiente. Em um ano e meio, mapeamos o que precisava ser feito e executamos as obras de adequação”, afirma o diretor-técnico da Energisa Rondônia, Fabrício Sampaio. 
De acordo com a empresa, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão em estudos ambientais e taxas de licenciamento. Em algumas subestações foi necessário construir muros para aumentar a segurança da população do entorno, bacias de contenção e caixa separadora de água e óleo. Os equipamentos antigos também foram substituídos por novos para atender os aspectos ambientais.  “Todas as solicitações de adequações feitas pela Sedam foram atendidas pela equipe da Energisa”, ressalta a coordenadora Estadual de Licenciamento Ambiental, Márcia Nunes Alves. 
Segundo ela, o Licenciamento Ambiental é um documento emitido por órgãos do Poder Público que autoriza e acompanha a implantação e a operação das atividades que utilizam recursos naturais. Por lei, as subestações estão classificadas como poluidor de médio potencial e, por isso, é importante a regularização. “O licenciamento visa conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente”, frisa. 
O analista de Meio Ambiente da Energisa Rondônia, José Meireles Monteiro Carratte, explica que as novas subestações que estão sendo construídas pela empresa já começam a operar com as licenças. Resolver esse passivo herdado da antiga concessionária, porém, era uma prioridade da atual gestão. “Nosso compromisso de levar energia com qualidade passa pela responsabilidade de fazê-la de forma correta, segura e respeitando a legislação, mas, sobretudo, cuidando do nosso meio ambiente”, destacou Carratte.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa