Rolim de Moura,

Agro: 40% das exportações do Brasil no 1º semestre foram para a China
Segundo embaixador, a receita obtida supera em US$ 5 bi a soma das vendas externas para EUA, América Latina e Caribe, Europa, África e Oriente Médio

Publicado 24/07/2020
A A

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. No primeiro semestre deste ano, 40% das exportações agrícolas brasileiras tiveram como destino o país asiático, segundo o embaixador Orlando Leite Ribeiro, que é secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 24, durante webinar promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-China, que discutiu as relações comerciais entre os dois países.

As exportações brasileiras para o país asiático foram superiores em US$ 5 bilhões à soma da receita originada com vendas externas para os Estados Unidos, América Latina e Caribe, Europa, África e Oriente Médio.

No primeiro semestre, 72% dos embarques brasileiros foram de soja. “E a exportação de soja para a China correspondeu a 28,6% do total embarcado pelo agronegócio brasileiro para o mundo, mas precisamos diversificar produtos e mercados. Desde o começo do governo já temos 85 novos mercados. Só em 2020, temos 50 novos produtos e mercado. A agenda pela frente é grande, temos farelo de soja, revisão de protocolo do milho, do tabaco e uma série de outros produtos”, reforça Ribeiro.

Em contrapartida, a diretora comercial da Cofco International no Brasil, Carolina Tascon, reforçou que houve um crescimento de demanda por parte da China em decorrência da pandemia da Covid-19 e também da recomposição dos planteis suínos chineses. “Tivemos uma antecipação da demanda, tentando mitigar qualquer tipo de ruptura na cadeia de valor devido à pandemia. E a China foi amplamente atingida pela peste suína africana em 2018 e 2019, e há um esforço grande para fazer recomposição do rebanho suíno, que demanda mais ração e sustenta o aumento das importações de soja brasileira”, explica.

E não é só a soja que está na pauta de importação dos chineses, ainda durante o encontro, o ministro conselheiro Qu Yuhui, da Embaixada da China no Brasil, destacou que a nação asiática pretende dobrar a demanda por produtos agrícolas até 2050. “Até 2027, a importação chinesa de carne bovina vai chegar a 8 milhões de toneladas. Atualmente, cerca de 30% das importações do país são de origem brasileira. O Brasil tem conseguido ocupar uma fatia significativa do mercado chinês”, apontou.

A questão da diversificação e o aumento da demanda chinesa também foram ponderados pelo moderador do webinar, Luiz Augusto de Castro Neves, que é presidente do Conselho Empresarial Brasil-China e ex-embaixador do Brasil na China. “Especialmente por conta do crescimento da classe média chinesa e da continuidade do processo de urbanização do país”, completou.

Porém, um dos temas mais relevantes quando o assunto é relação comercial é a sustentabilidade. Ainda no webinar, o presidente da divisão Crop Sciente da Bayer na América Latina, Rodrigo Santos, reafirmou que o Brasil é um grande exemplo mundial, mostrando que é possível ser potência agrícola e ambiental ao mesmo tempo.

“Apenas 7% do território brasileiro é utilizado para a agricultura. Na nossa visão, mais de 95% do aumento da produção de alimento nos próximos anos será através do aumento de produtividade, e o que impulsionar esse crescimento é a ciência, inovação e tecnologia. Não precisamos expandir área para aumentar a produção de alimentos”, disse Santos.

Rastreabilidade

Recentemente, a Cofco International, líder em processamento de alimentos da China, divulgou que irá rastrear a soja adquirida no Brasil até 2023. Segundo a diretora comercial da multinacional, esse processo será feito através de monitoramento por satélite, investimento em geoprocessamento de dados e adequações dentro dos sistemas internos para conseguir fazer links entre os contratos comerciais e os pontos de carregamento físico da mercadoria.

“Vamos acompanhar toda a cadeia de valor dessas commodities que estamos comercializando. Além da tecnologia, estamos com trabalho forte de treinamento de equipes, conscientização do que representa a rastreabilidade dentro da cadeia de valor e estar próximo aos produtores, dividir os objetivos que temos e trazer os produtores para Cofco para atingirmos nossas metas”, informou a diretora.

Desmatamento do bioma Amazônia

Outro tema em debate durante o webinar foi o aumento no desmatamento no bioma Amazônia. O ministro Qu Yuhui afirmou que a demanda chinesa não pode ser alvo de ataques por eventuais problemas de desmatamento no Brasil. “A tecnologia, ciência e inovação podem aumentar a rastreabilidade e, consequentemente, ajudar na sustentabilidade”, ponderou.

Já a diretora comercial da Cofco International, disse que é um golpe para a imagem e reputação do país. “É importante que a gente alinhe os interesses de empresas, governo e produtores, unificar o discurso para defender a imagem do país”, ressaltou Carolina.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural