Rolim de Moura,

Governo de Rondônia intensifica ações do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
Comitê visa reduzir risco de desastres relacionados a incêndios florestais, bem como suas consequências ao meio ambiente e a qualidade do ar

Publicado 27/07/2020
Atualizado 27/07/2020
A A

Em recente reunião no Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tratou da constituição do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Com as queimadas associadas ao clima seco do verão amazônico em Rondônia, aumenta a incidência de problemas respiratórios, e em tempos de pandemia da Covid-19, os cuidados devem ser redobrados. A baixa umidade do ar por si só já é um agravante à saúde da população, associada à fumaça das queimadas o quadro só tende a piorar.

Preocupado com essa situação, o secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, e o coordenador de Educação Ambiental (Ceam), Fábio França, se reuniram com o coronel Demargli da Costa Farias do CBMRO e a diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Ana Flora Camargo, para colocar em prática os objetivos do Comitê. A criação do Comitê Estadual de prevenção e Combate a incêndios Florestais está prevista no Decreto nº 11054, de 28 de maio de 2004.

A instauração do Comitê, visa reduzir o risco de desastres relacionados a incêndios florestais, bem como suas consequências ao meio ambiente e à qualidade do ar. A atuação baseia-se de forma preventiva em combates, com prioridade imediata aos sinistros no entorno das Unidades de Conservação.

FOCOS DE CALOR

Em Rondônia a relação entre desmatamento e queimadas se torna clara ao ser analisado o mapa de densidade do número de focos de calor do Estado em 2019. Este mapa de densidade comprova a correlação desmatamento x focos de calor, uma vez que 68% dos focos de calor do Estado se concentram em apenas seis municípios (Porto Velho, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho D’Oeste, Cujubim e Buritis). Não por acaso, estes mesmos municípios são responsáveis por 65% do incremento anual de desmatamento.

A Coordenadoria de Educação Ambiental vem realizando ações preventivas e de conscientização em todos os municípios do Estado.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram