Rolim de Moura,

Calendário do programa de controle social e fiscalização de recursos durante a pandemia é divulgado em Rondônia
Profocos descreve um conjunto de ações e medidas de controle social de gastos durante a pandemia

Publicado 05/08/2020
Atualizado 05/08/2020
A A

A Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE/RO) divulgou, na terça-feira (3), o calendário de cursos e agenda do mês de agosto referente à segunda etapa do Programa Rondoniense de Fortalecimento ao Controle Social – Covid-19 (Profocos), que descreve um conjunto de ações e medidas de controle social de gastos durante a pandemia.

“Nesta segunda etapa, a expectativa é cada vez mais ter um alcance social dos gastos públicos e também monitorar a gestão. O governo busca ser transparente, mas, também, oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer como fiscalizar melhor os recursos públicos. Essa é a ideia do Profocos, que também permite que os servidores públicos tenham uma melhor capacitação para a instrução dos processos de despesas”, disse o controlador-geral do Estado, Francisco Netto.

O projeto ganhou forças nesta segunda etapa e está ampliando parcerias, como com a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), que através do programa capacitou cerca de 200 servidores municipais no curso de “Punição de empresas que descumprem contratos durante a pandemia”. Servidores públicos de outros estados também aproveitaram a capacitação gratuita.

A presidente da Arom, Gislaine Lebrinha, em nome dos prefeitos de Rondônia, parabenizou a iniciativa da CGE, e agradeceu pela parceria. Ela ainda enfatizou a importância da oferta de capacitação para os servidores de todos os setores neste momento de pandemia. “A gestão é um todo, é saúde, educação, assistência social, o administrativo, o jurídico e todas as outras pastas e setores. Cada departamento, cada profissional, tem a sua missão nesse processo, pois o impacto e as mudanças atingiram a todos. Então eu quero agradecer e parabenizar cada servidor público pela dedicação e esforço”.

CURSOS

Os cursos desta segunda etapa, assim como a primeira, acontecem a distância. Entre os temas presentes no novo calendário, temos: “Elaboração de relatório de desempenho geral de aquisições de compras/Covid-19”, direcionado a agentes públicos lotados na administração municipal, que acontece no próximo dia 10, com duração de 2h/aula, gerando certificado gratuito. Para fazer a inscrição clique aqui.

Para mais informações sobre as inscrições de cursos direcionados à sociedade, com o objetivo de capacitar os cidadãos interessados em atuar no controle e monitoramento de gastos do Poder Público no combate à Covid-19 com o tema “Como fiscalizar um processo de despesa da Covid-19”, que acontece dia 11 de agosto, das 16h às 18h, clique aqui.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram