Rolim de Moura,

Oficiais da Polícia Militar de Rondônia iniciam Curso de Aperfeiçoamento
Aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais aconteceu na manhã de sexta-feira, no Palácio Rio Madeira

Publicado 08/08/2020
A A

O tema com ênfase ao meio ambiente marcou a primeira aula do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/2020), da Polícia Militar do Estado de Rondônia. A solenidade de início do curso aconteceu na manhã de sexta-feira (7), no Palácio Rio Madeira, respeitando o protocolo de distanciamento e medidas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus, com instalação de equipamentos que garantiu a transmissão da aula por videoconferência.

A primeira aula trouxe o tema “Ocupação do Território e Crimes Ambientais em Rondônia”, ministrada pelo diretor da Escola de Magistratura do Estado de Rondônia, desembargador Miguel Mônico, quando também abordou a questão da Amazônia, maior floresta tropical do mundo, sendo debatida a importância, o desflorestamento e o efeito estufa.

A aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida; do subcomandante da PMRO, coronel Plínio Sérgio Cavalcanti; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá; do diretor geral da Polícia Civil, delegado Samir Fouad Abboud; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gilvander Gregório.

O curso é destinado aos capitães e constitui um requisito para a progressão na carreira. É por meio do curso que o oficial vai adquirir conhecimentos profissionais para desempenhar com eficiência as atividades inerentes ao posto de oficial superior da Polícia Militar, com foco na gestão e em soluções viáveis de questões típicas de segurança pública.

Devido ao protocolo de enfrentamento à Covid-19, a turma de 2020 do CAO contará com atividades planejadas totalmente na modalidade à distância (EAD), no Ambiente Virtual de Aprendizagem da PM, por meio da plataforma moodle, com carga horária de 770 horas, com várias disciplinas, podendo ser citadas: Planejamento Estratégico Operacional, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Administração Financeira e Orçamentária, dentre outras.

Para a realização do curso, a Polícia Militar de Rondônia firmou importante parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp,) por meio da qual, oficiais da Polícia Militar de vários estados participarão das instruções, transpondo as barreiras para o conhecimento e compondo um importante intercâmbio de experiências que certamente trarão resultados positivos para a segurança pública.

Sendo assim, o curso terá além dos oficiais da Polícia Militar de Rondônia, a participação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, agentes da Polícia Rodoviária Federal, delegados de Polícia Civil e oficiais das polícias militares dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Bahia, totalizando 91 inscritos. A cerimônia da aula inaugural foi acompanhada por videoconferência pelos alunos de outros estados do país.

O encerramento do curso está previsto para 21 de dezembro de 2020. Na ocasião, foi destacado o apoio da equipe da Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), que viabilizou a transmissão ao vivo para todos os participantes do curso.

Ao falar do CAO, o comandante geral da PM, coronel Almeida, fez um breve apanhado sobre o cenário atual, citando a pandemia do coronavírus que, consequentemente, não permite que as aulas sejam de forma presencial em cumprimento ao protocolo de segurança contra a Covid-19. No entanto, o comandante destacou a importância do curso na esfera militar, por ser um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de oficial superior.

O comandante enfatizou a importância das disciplinas que serão ministradas e que irão propiciar um maior aperfeiçoamento técnico e profissional de doutrinas e princípios aos oficiais.

Ao fazer uso da palavra, o secretário da Sesdec, coronel Pachá, ressaltou que o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais demonstra a necessidade de se trazer a modernidade aos servidores da Segurança Pública do Estado de Rondônia. “Essa edição conta com a participação de alunos de vários outros estados, motivo pelo qual desde já desejo as boas vindas. O Estado deve estar sempre a frente para garantir a proteção dos cidadãos”, enfatizou.

Para o secretário, a Polícia Militar de Rondônia não fica de fora da necessidade de aperfeiçoamento de seus oficiais, tendo em vista que a instituição é de suma importância para a efetividade dos projetos de segurança pública da Sesdec, pois a mesma exerce com maestria o combate repressivo à criminalidade.

“Certamente teremos serviços públicos de qualidade, que é um direito de todo e qualquer cidadão, devendo o Estado adotar as providências necessárias para que esse direito se materialize e o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, tem feito exatamente isso, pois para que a sociedade tenha acesso a serviços públicos de excelência, é fundamental também que ocorra investimentos na formação das pessoas que irão prestar esses serviços”, enalteceu Pachá.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram