Rolim de Moura,

Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia recebe reforço em UTI aérea para atender situações complexas de saúde
Diversos equipamentos, inclusive quatro UTI’s aéreas, são entregues ao Corpo de Bombeiros de Rondônia

Publicado 13/08/2020
Atualizado 13/08/2020
A A

A entrega de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) aérea ao Governo de Rondônia, aconteceu na manhã desta quarta-feira (12). Os recursos no valor de R$ 621.033,00 (seiscentos e vinte um mil e trinta e três reais), é fruto da parceria entre a Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas (Vepema) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO).

A população de Rondônia recebe a primeira UTI Aérea totalmente homologada e apta a atender as situações mais complexas de saúde da sociedade rondoniense. O montante é oriundo de penas de prestação pecuniária de infratores, cometidas através da Vepema.

“Esses valores destinamos a projetos que tenham alguma finalidade social, como esse aqui de excelência, que atende a todas. Nós atendemos o pedido e repassamos esse valor de R$ 621 mil. No País, talvez seja a instituição com maior credibilidade social. Esse projeto é muito significativo, porque vai atender pessoas de baixa renda, que não tinham acesso a esse tipo de serviço e agora poderão ser assistidas em transporte com uma UTI aérea, isso pode representar a diferença entre viver ou morrer”, disse o juiz titular da Vepema, Sérgio William.

A UTI Aérea passa a ser equipada através dos recursos com dois leitos adultos e dois leitos infantis, podendo transportar ao mesmo tempo, tanto dois pacientes adultos, como dois infantis, ou ainda na configuração de um adulto e um infantil. Foram adquiridos ainda “kit de transporte aéreo para pacientes com a Covid-19”.

Para Hélio Gomes Ferreira, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o evento é sinônimo de felicidade. “Isso representa uma vitória muito grande, aqui trago as palavras de agradecimento do governador Marcos Rocha, do presidente do Tribunal de Justiça, que com convênio viabilizou termos o melhor avião do Corpo de Bombeiros do país, que permite transportar passageiros tanto em UTI normal, como UTI de Covid-19, e ainda tem as UTIs Neo Natais. Estamos alegres, porque vidas serão salvas, com custo muito menor do que se fôssemos contar com um avião locado, com esses aparelhos e pessoas que nunca teriam condições de pagar por isso”, destacou.

Em seu pronunciamento na solenidade de entrega, o coronel Felipe Chianca falou da luta para conseguir firmar o transporte aéreo em Rondônia como serviço essencial e agradeceu pela liberdade concedida para que o comando da Corporação planeje e execute as ações que visem a proteção da vida de todos os cidadãos de Estado de Rondônia. “Isso faz com que a nossa aviação do Corpo de Bombeiros Militar passe a chegar num dos maiores patamares de tecnologia, podemos então dizer que nós estamos no topo da aviação, que presta esse tipo de serviço em todo território nacional”, finalizou o chefe do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram