Rolim de Moura,

Energisa Rondônia investiu R$ 322 milhões no 1º semestre de 2020
Principais frentes são obras de melhoria da qualidade da rede e construção de novas subestações de energia Apesar da pandemia, investimentos aumentaram 36%

Publicado 15/08/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA

A Energisa Rondônia investiu R$ 322 milhões no primeiro semestre deste ano na área de concessão da distribuidora. Apesar das medidas de contenção à pandemia de Covid-19, o volume é quase 36% maior que o mesmo período do ano passado. Atualmente, a Energisa Rondônia atende mais de 650 mil clientes, divididos em 52 cidades e emprega diretamente cerca de 1.500 pessoas.

“Tivemos que revisar todas as nossas atividades em função da pandemia e dos impactos que causou, mas em momento nenhum pensamos em abrir mão da nossa agenda de investimentos. Estamos transformando a distribuição de energia elétrica no estado e teremos muitas entregas até o fim do ano, a começar pela nova subestação e pelo linhão de Nova Dimensão”, destaca André Theobald, diretor-presidente da Energisa Rondônia.

Theobald frisa que a prioridade da Energisa e dos investimentos que estão sendo realizados é fornecer um serviço melhor aos clientes e garantir uma oferta de energia permanente e segura, levando conforto e bem-estar à população. No primeiro semestre de 2020, a empresa realizou diversas iniciativas que visam garantir e melhorar o fornecimento de energia de todas as localidades atendidas pela empresa.

Até dezembro, serão um total de sete novas subestações, além da construção de linhões e redes de distribuição. Entre as entregas já realizadas, estão as subestações de Alvorada do Oeste e Corumbiara. Alvorada beneficiou 5,9 mil consumidores. Corumbiara atende mais de 17 mil clientes.  Em Porto Velho, a empresa finalizou e modernizou a subestação de Alphaville, mesmo trabalho que está sendo feito em quase uma dezena de unidades pelo estado e que inclui instalação religadores automáticos, manutenções preventivas e construções de novas linhas alimentadoras.

Considerando o primeiro semestre de 2020, a empresa encerrou o período com um aumento  de 2,4% de clientes residenciais em relação ao mesmo período de 2019. No segmento residencial, o crescimento foi de 3,5%.

Além das obras de infraestrutura, na modernização de sistemas técnicos, na melhoria contínua de processos, na qualificação dos profissionais e na disponibilização de efetivo pessoal necessário às rotinas. Com relação aos indicadores de qualidade do fornecimento, nesses primeiros seis meses do ano de 2020, a empresa reduziu em 30% as faltas de energia no estado em relação ao mesmo período do ano passado.

“Temos um desafio muito grande de aumentar a oferta e melhorar a qualidade da energia, mas tem sido gratificante ver o resultado dos investimentos já entregues para clientes que estavam ligados por rabichos e hoje têm uma rede que atende suas necessidades e para o agronegócio, desde as indústrias até os pequenos produtores”, completa Theobald. 

Investimentos e indicadores de qualidade do Grupo Energisa

Apesar do cenário de crise que toda a economia atravessa diante dos efeitos da Covid-19, O Grupo Energisa continuou com seus investimentos, que somaram R$ 1,386 bilhão nos primeiros seis meses deste ano, sendo R$ 671,5 milhões no segundo trimestre. Os recursos foram destinados, principalmente, para às 11 distribuidoras do Grupo Energisa em todo o país, que receberam, neste trimestre, R$ 568,4 milhões do montante total, a fim de promover a expansão e o reforço da rede e a melhoria contínua da qualidade da energia.

A continuidade dos investimentos teve reflexo positivo nos indicadores de qualidade. Dez das 11 distribuidoras do Grupo apresentaram desempenho melhor que a meta da Aneel para os indicadores FEC e DEC em junho deste ano, com evoluções consistentes dos dois indicadores. “O bom resultado é fruto do investimento em automação, construção e ampliação de novos alimentadores, subestações e linhas de alta tensão, além de uma maior assertividade das ações de manutenção, poda de árvores, adequação de veículos e aplicação de novas ferramentas e capacitação das equipes e gestão de produtividade. Todas as ações visam a atender cada vez melhor nossos clientes com segurança e confiabilidade”, ressalta Maurício Botelho, vice-presidente financeiro e diretor de Relações com Investidores do Grupo Energisa.

Movimento Energia do Bem

O Grupo Energisa vem adotando medidas, desde março, para minimizar os efeitos do coronavírus com todos os seus públicos-alvo. Foram destinados mais de R$ 8 milhões em diversas frentes que estão sendo realizadas em parceria com organizações com o objetivo de proteger seus colaboradores e clientes, além de assegurar a prestação dos serviços essenciais à sociedade.

Para as localidades atendidas pela Energisa Rondônia, foram doadas 2 mil cestas básicas para o movimento SOS RO; doação de insumos e equipamentos de proteção individual para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em de Porto Velho; doação de 840 máscaras N95 para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron); aquisição de 120 mil máscaras no estado com fornecedores locais. A Casa do Ancião São Vicente de Paula também recebeu materiais de higiene pessoal por meio da campanha de financiamento coletivo online, com um diferencial: a cada um real doado, a empresa acrescentou mais um. A concessionária também realizou atendimento prioritário para ligação de energia da UPA de Jaci-Paraná, hospital de campanha de Guajará- Mirim e Seringueiras. Além de fazer a manutenção preventiva das redes de energia de toda a rede de saúde básica do estado.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa