Rolim de Moura,

PIB
Agronegócio segura o PIB do Centro-Oeste no segundo trimestre de 2020
País tem retração inédita de 10,94% no segundo trimestre, segundo o Banco Central. Mas a região apresenta recuo menor do que as demais, graças à forte participação do setor primário, que sofreu menos os impactos da pandemia

Publicado 15/08/2020
A A

A economia brasileira sofreu um tombo inédito de 10,94% no segundo trimestre, por conta da pandemia do novo coronavírus. E só não caiu mais porque o agronegócio continuou impulsionando a produção e as exportações do Brasil e, sobretudo, do Centro-Oeste. A região foi a que menos sofreu os impactos econômicos da pandemia, já que concentra a maior parte das grandes lavouras brasileiras.

Os números da economia na primeira metade do ano foram apresentados ontem pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o indicador, o baque econômico do segundo trimestre, o maior da história, refletiu a necessidade de isolamento social, que exigiu o fechamento de diversas atividades econômicas.

O Boletim Regional do BC revelou que a economia do Centro-Oeste teve queda de 3,5% no trimestre encerrado em maio (últimos dados regionais desdobrados). Uma queda “comparativamente pequena frente às das outras regiões e ao que se observa internacionalmente”, segundo o documento. No mesmo período, a atividade do país caiu cerca de 11%, refletindo os baques de 8% do Nordeste, de 6,9% no Norte, 6,8% no Sul e 6,6% no Sudeste do Brasil.

“Regionalmente, houve impacto generalizado da pandemia em intensidade relativamente semelhante, com exceção do Centro-Oeste, que registrou efeitos menos pronunciados, repercutindo particularidades da estrutura produtiva”, constatou o BC. A autoridade monetária explicou que a região sofreu menos por conta da grande participação do agronegócio, setor que não depende da concentração de pessoas e tem ampliado as exportações para a China.

Dados positivos

Segundo o BC, a produção de grãos do Centro-Oeste deve crescer 3,8% em 2020, atingindo o volume recorde de 115,8 milhões de toneladas, com destaque para a alta de 11,3% da safra de soja. Além disso, as exportações bovinas da região já aumentaram 19,7% em valor neste ano, “refletindo a valorização dos preços de proteína animal no mercado internacional ocorrida no final de 2019 e, posteriormente, a desvalorização cambial”. A região fechou o primeiro semestre, portanto, com um aumento de 10,9% nas exportações, sobretudo de soja, carne bovina, algodão e frango.

“O agronegócio deve crescer 2% neste ano. É o único setor que apresentou dados positivos na pandemia. Então, é de se esperar que a queda seja menor onde o agronegócio tem uma participação maior. Por outro lado, nos estados em que a economia depende mais do setor de serviços, que é o mais afetado pelo isolamento social, o baque será maior”, comentou o pesquisador da área de Economia Aplicada do da FGV Ibre, Marcel Balassiano.

O BC reconhece que o Centro-Oeste não escapou da desaceleração das vendas do comércio e de serviços. Por isso, mesmo com o avanço do agronegócio, o Centro-Oeste deve fechar o ano no negativo. A projeção do BC prevê queda de 1,7% da atividade econômica da região em 2020, frente retrações de 7,1% do Nordeste, 6,1% do Sul, 5,9% do Nordeste e 5,4% do Sudeste.

IBC-Br mostra recessão técnica
O resultado negativo de 10,94%, observado pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) no segundo trimestre ano, dá um aviso do que vem por aí em 1º de setembro — data marcada para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do período. O IBC-Br funciona como uma prévia do PIB e indicou que, além de sofrer o maior baque da sua história, o Brasil entrou em uma recessão técnica devido à pandemia da covid-19.

A recessão técnica ocorre quando a economia registra dois trimestres consecutivos de queda. Nos primeiros três meses do ano, o Brasil já caiu 1,5%, segundo o índice do BC. “Ele não é a mensuração oficial do PIB, tem metodologia diferente, mas é um forte indicador do comportamento da economia”, afirmou o economista Ecio Costa. “O segundo trimestre será o pior da história do Brasil, como também vem ocorrendo na maior parte do mundo, já que foi o período mais impactado pelas medidas de distanciamento social”, confirmou o pesquisador da FGV, Marcel Balassiano.

De acordo com o IBC-Br, a economia brasileira sofreu um tombo inédito de 9,62% em abril, o mês mais intenso do isolamento social. E que, mesmo dando sinais de retomada em maio e junho, ainda não conseguiu reverter todas as perdas sofridas na pandemia. “Comparando o nível do IBC-Br de junho com o de fevereiro, de antes da pandemia, a retração ainda é de 9,6%”, calculou Balassiano.

Em junho, porém, o IBC-Br revelou uma recuperação expressiva de 4,89%, na comparação com maio. Alta que, segundo os economistas, reflete a reabertura das atividades econômicas e mostra que o fundo do poço da crise do novo coronavírus ficou em abril. “O dado ainda mostra uma intensificação dessa recuperação, pois foi maior do que o de maio (1,59%) e foi generalizado em todos os segmentos econômicos”, comentou Costa.

Por isso, os especialistas acreditam que o tombo do PIB do segundo trimestre deve ser menor do que o do IBC-Br, ficando mais próximo dos 9,5% do que dos 11%. E lembram que os dados setoriais do IBGE trouxeram surpresas ainda mais positivas sobre o nível de recuperação da economia brasileira em junho, com avanços de 8,9% da indústria, de 8% do comércio e de 5% dos serviços.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram