Rolim de Moura,

'Peitolé': para amenizar calor de Porto Velho, mãe faz picolé de leite materno para bebê
Especialistas dizem que o leite pode ser guardado congelado por até 15 dias. Leite materno é o alimento exclusivo dos bebês nos primeiros seis meses de vida.

Publicado 18/08/2020
A A

Para amenizar o calor de Porto Velho, que alcançou a temperatura de 38ºC no mês de agosto, a mãe Daniele Vasconcelos está congelando leite materno e oferecendo o alimento em forma de picolé à bebê Monise Vasconcelos Vaz, de cinco meses e 20 dias.

Para fazer o picolé, basta que lactante retire o leite, armazene em forminhas de picolés caseiras, e leve ao congelador.  A ordenha pode ser manual, massageando os seios, ou por meio bombas elétricas.

"As formas são bem baratinhas, não custam mais de R$ 5. E fora isso, não precisa de mais nada além do leite. A Mô fará seis meses na semana que vem e já apresenta sinais de prontidão, que provam que ela está pronta para a introdução alimentar. Ela já consegue sentar sem apoio e levar o picolé à boca", comenta Daniele.

Conforme orientações de especialistas do Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), o leite pode ser guardado congelado por até 15 dias, sem acarretar prejuízos alimentares.

Os "peitolés" ainda podem ser usados como forma de amenizar as dores ocasionadas pelos nascimentos dos primeiros dentes das crianças, a partir do contato da superfície gelada com as gengivas doloridas.

"A recomendação é oferecer o leite de forma congelada às crianças maiores, quando os dentes já começaram a nascer. Não é recomendada a oferta para recém-nascidos", comenta Edilene Macedo, coordenadora do banco de leite.

O refresco é uma boa pedida para aliviar os bebês nesta época de estiagem. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão para Porto Velho nesta terça-feira (18) é de 36ºC, e deve subir para 37ºC na quarta.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a amamentação traz diversos benefícios para a mãe e para o bebê. A recomendação para as mães que podem é amamentar até os dois anos ou mais e, de maneira exclusiva, nos primeiros seis meses de vida.

Veja alguns dos benefícios do aleitamento materno:

  • Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites
  • O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. Depois deve ser introduzida a alimentação complementar de forma saudável e o bebê pode continuar mamando até os dois anos ou mais
  • O leite materno é um alimento que não causa poluição e não tem embalagens, portanto, não agride o meio ambiente
  • A amamentação ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar e nutricional de crianças por todo o mundo
  • Crianças amamentadas têm melhor desempenho em testes de inteligência e se tornam adultos mais saudáveis e produtivos.

 

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO