Rolim de Moura,

Embrapa e Rioterra unem esforços para a recuperação de áreas degradadas em Rondônia
As ações têm início já agora no segundo semestre de 2020 e vão até o julho de 2021.

Publicado 19/08/2020
A A

A Embrapa Rondônia e o Centro de Estudos (CES) Rioterra vão atuar juntos para promover a adequação ambiental de propriedades rurais e o fortalecimento da cadeia de produção florestal e agropecuária do estado. As instituições têm objetivos convergentes e suas ações podem se complementar, beneficiando todo o setor produtivo, especialmente a agricultura familiar, que é o principal público-alvo do Projeto Integrado da Amazônia – PIAmz.

Há diversas formas de realizar a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal (RL), adaptando-se à realidade do produtor. Segundo Henrique Cipriani, pesquisador da Embrapa Rondônia, trata-se de uma ação complementar às atividades agropecuárias e elas não se conflitam, uma vez que a propriedade se beneficia dos serviços ambientais prestados e podem ter também benefícios econômicos. “Com este trabalho queremos mostrar que a recuperação de áreas de APP e de RL não é um bicho de sete cabeças e traz muitos benefícios”, complementa o pesquisador.

Pretende-se demonstrar diversas tecnologias para a restauração e casos de sucesso de adequação de passivo ambiental das propriedades rurais. Estes casos serão divulgados em detalhes para que outros produtores, com a devida orientação, possam adaptar os métodos à sua realidade. Além disso, serão estudados casos de insucesso, para averiguar as principais causas e possíveis estratégias de correção, subsidiando outros projetos de adequação ambiental. 

O pesquisador Henrique Cipriani aponta ainda outro diferencial deste trabalho conjunto, que é a avaliação de impacto das metodologias de restauração florestal, utilizando-se o sistema de avaliação de impactos ambientais de inovações tecnológicas agropecuárias (Ambitec-Agro). Neste sistema, por meio de um conjunto de matrizes multicritério, são integrados indicadores do desempenho de inovações tecnológicas e práticas de manejo adotadas na realização de atividades rurais. Sete aspectos essenciais de avaliação são considerados: uso de insumos e recursos, qualidade ambiental, respeito ao consumidor, emprego, renda, saúde, gestão e administração.

As ações têm início já agora no segundo semestre de 2020 e vão até o julho de 2021 e envolverão produtores em diversas localidades de Rondônia, mais especificamente nos Territórios Madeira-Mamoré e do Vale do Jamari. Mas, os resultados podem ter aplicação em toda a Amazônia, com adaptações.

Fazem parte também das ações diversas capacitações em temas relacionados à adequação ambiental ao Plano de Regularização Ambiental (PRA), não se restringindo à parte de manejo do solo, plantio e tratos culturais, mas também de serviços ambientais, metodologia participativa, financiamento e ferramenta digital para avaliação do processo de recuperação, como o AgroTag – Veg. Neste sistema, os dados coletados pelos usuários no campo são enviados automaticamente do aplicativo para uma base de dados online, composta por diversas informações geoespaciais e com ferramentas de análises espaciais, que permitem a geração de relatórios consolidados e mapas de saída. Além disso, este sistema permite o compartilhamento de informações em rede entre seus usuários.

Parceria em prol da Amazônia

Este trabalho faz parte do projeto da Embrapa denominado "Inovação em restauração florestal e recuperação de áreas degradadas: ações integradas, coletivas e de construção de conhecimento para a melhoria socioambiental da agricultura familiar no Bioma Amazônia - Inovaflora". Esta ação compõe o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. 

Para que os objetivos do PIAmz em Rondônia sejam alcançados, é fundamental a formalização de parcerias com outras instituições atuantes no estado. A Embrapa Rondônia é responsável por um total de 56 atividades em 15 subprojetos do PIAmz, já a Rioterra coordena um dos maiores projetos do Fundo Amazônia, o Plantar Rondônia, cujo objetivo é apoiar a adequação ambiental de imóveis rurais em Rondônia. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica para a transferência de tecnologias e o desenvolvimento de pesquisas, estas instituições estão somando esforços. 

Para Alexis Bastos, coordenador de projetos da Rioterra, as ações conjuntas podem reduzir a vulnerabilidade social que impacta na biodiversidade. “Com essa parceria a gente vai poder ter muito mais elementos para dar escala na regularização ambiental e, assim, criar melhores parâmetros e formas de poder apoiar a agricultura familiar na adesão dessas políticas públicas ambientais”, destaca Bastos.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa