Rolim de Moura,

Produtores de arroz se posicionam contra retirada de tarifa sobre importação
Segundo a entidade, o produto continua acessível a todas as classes sociais. Além disso, a medida prejudicaria indústrias de pequeno porte e cooperativas

Publicado 27/08/2020
A A

A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) divulgou nota se posicionando contra a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz de países de fora do Mercosul. A medida está sendo avaliada pelo Ministério da Agricultura também para soja e milho, e visa garantir o controle dos preços dos produtos da cesta básica, de acordo com a pasta.

Segundo a Federarroz, os números de estoque de passagem e projeção da safra 2020/2020 divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que não existe risco ao regular abastecimento de arroz ao mercado consumidor.

“Somado a isso, tem-se que a questão não possui qualquer unanimidade dentro da cadeia produtiva, vez que poderá reverter em prejuízos e falta de competitividade para indústrias de pequeno porte e cooperativas, na medida em que inexiste a possibilidade de competição dessas com grandes aglomerados do país que possuem recursos operacionais e financeiros para a importação de arroz, fato que seria um desserviço ao interesse público e a geração de riqueza e distribuição da renda do país”, defende.

A entidade também destaca, ainda, que os preços do arroz alcançados são remuneradores, após anos de prejuízo. “Contudo, a par disso, o arroz ofertado ao consumidor no varejo se revela acessível à todas as classes sociais”, frisa.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural