Rolim de Moura,

Novo sistema do Ibama dará mais rapidez e transparência no processo de licenciamento ambiental
O SisG-LAF emite, em momentos chave do processo, extratos com as atividades executadas, os responsáveis pela execução e prazos a serem cumpridos

Por Ascom MMA
Publicado 28/08/2020
A A

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançou, nesta segunda-feira (24), o Sistema de Gestão do Licenciamento Ambiental Federal, conhecido como SisG-LAF. O sistema torna o procedimento dentro do órgão mais rápido e transparente, facilitando, assim, a visualização do andamento das etapas que devem ser cumpridas, seja pelo Ibama, pelos órgãos envolvidos ou pelo próprio empreendedor.

A ferramenta, que foi desenvolvida em conjunto com o Ministério da Economia, tem como finalidade: promover a gestão das demandas dos processos de licenciamento ambiental em âmbito federal, além de informatizar e automatizar os serviços oferecidos. O responsável pela definição das regras do negócio e pela prestação final do serviço ao empreendedor é o Ibama mas, quando forem necessárias as participações de outros órgãos envolvidos no processo de licenciamento, também ocorrerão pelo sistema.

De acordo com o diretor de licenciamento ambiental do Ibama, Jônatas Souza da Trindade, os responsáveis do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Ministério da Saúde e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram cadastrados no SisG-LAF e receberão, via sistema, as demandas do licenciamento de empreendimento ou qualquer atividade que afete o bem tutelado pelo órgão/instituição, devendo se manifestar também pela ferramenta.

“O sistema cria um canal de comunicação com os órgãos envolvidos no licenciamento, o que facilita o acompanhamento do fluxo procedimental e faz com que a informação chegue mais rápido a quem precisa. A gente consegue avaliar, por meio de relatórios, gráficos, estatísticas, quanto tempo uma demanda demorou para ir para uma determinada área e quanto tempo demorou para ser analisada(...) A partir do momento que o sistema dispara uma mensagem para o órgão envolvido, ele já começa a contar o prazo. Então, a gente consegue ter um controle mais específico da demanda.”

Outra vantagem do SisG-LAF é a integração com o Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. Então, é possível gerar extratos, registrar as atividades executadas, mostrar o passo-a-passo feito dentro do sistema - o que facilita saber o que já foi executado, o que está sendo executado e quem executou, dando maior agilidade ao processo. Isso quer dizer que, a cada atividade cumprida, a demanda seguinte é gerada automaticamente para o responsável indicado no fluxo, seja para o empreendedor ou seja para o servidor do Ibama, reduzindo-se a tramitação interna de documentos e informações.

Além disso, os prazos legalmente instituídos foram cadastrados no sistema, permitindo que os gestores tenham maior controle das demandas e viabilizem o seu atendimento dentro dos prazos estabelecidos. E as novidades não param por aí: agora o cidadão também vai poder acompanhar este atendimento, ou seja, o andamento de cada etapa do fluxo. Por meio do sistema, o responsável também poderá receber notificações, principalmente quando estiver com pendências; e também poderá participar de uma avaliação deste atendimento, o que dará um excelente retorno para o Ibama.

O acesso dos interessados à ferramenta pode ser feito pelo Portal de Serviços do Governo Federal, que é o www.gov.br. Outra forma de acesso ao SisG-LAF será pelo Portal de Licenciamento, que é o www.ibama.gov.br/laf. Por meio dele, o cidadão entenderá melhor, de forma clara e didática, o que é e quais são os objetivos de um licenciamento ambiental; quais empreendimentos ou atividades são sujeitos ao licenciamento ambiental no Ibama; quais são as etapas e procedimentos a serem feitas; além de uma parte exclusiva para orientações técnicas; consultas à dados/informações e sobre legislação.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Ascom MMA