Rolim de Moura,

Preço da saca de milho está 71,1% maior que em agosto de 2019
Forte exportação do grão e demanda interna aquecida por compras do setor pecuário e de usinas de etanol são principais fatores que sustentam as cotações, informa a Scot

Publicado 31/08/2020
Atualizado 31/08/2020
A A

O preço do milho no mercado interno atingiu este mês o maior valor nominal desde janeiro de 2019, conforme levantamento da Scot Consultoria. Na região de Campinas (SP), a saca de 60 quilos está cotada em R$ 65, sem o frete, alta de 26,2% até o dia 28 de agosto em relação a julho deste ano. Na comparação com igual período do ano passado, a cotação subiu 71,1%, diz a Scot em boletim sobre o grão.

Segundo a consultoria, a forte exportação do grão e a demanda interna aquecida – com compradores principalmente no setor pecuário e usinas de etanol de milho – são os principais fatores que sustentam as cotações. Além disso, o vendedor restringe a oferta no aguardo de mais altas da commodity.

A Scot informa, ainda, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, que o Brasil exportou, de janeiro a julho, 7,67 milhões de toneladas de milho. Somente em agosto, os embarques externos somaram 4,85 milhões de toneladas (até a terceira semana), com média diária exportada 79,2% maior em relação a julho deste ano, e 2,8% abaixo de agosto de 2019.

A consultoria afirma também que, se o mesmo ritmo de exportação continuar até o fim deste mês, a soma dos embarques deverá alcançar 7,12 milhões de toneladas.

Diante desse cenário, a expectativa de preços para o cereal ainda é de preços firmes e “altas não estão descartadas, a depender do dólar, que afeta diretamente nas exportações”, diz a Scot. A análise acrescenta, porém, que os altos patamares de preço podem travar negócios no mercado interno, limitando a valorização do grão daqui para a frente.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural