Rolim de Moura,

Após produção ter sido afetada pelo clima, preços podem voltar a subir em setembro

Por Cepea
Publicado 03/09/2020
A A

O mês de agosto foi marcado pela desvalorização das alfaces no estado de São Paulo. A intensificação do frio, apesar de reduzir a produção, inibiu o consumo – o que explica o comportamento do mercado no período. Em Mogi das Cruzes, o preço médio da crespa no último mês foi de R$ 0,69/unidade, similar ao observado em julho.

Já em Ibiúna, houve desvalorização de 8,33%, para a média de R$ 0,44/unidade. Na última semana do mês (24 a 28), houve menor oferta nas roças paulistas, já que a ocorrência de geada e as baixas temperaturas favoreceram a incidência de doenças, como "murchadeira" – reduzindo a produção e a qualidade dos pés. Assim, a perspectiva para setembro é de valorização das alfaces, uma vez que, além do menor volume plantado e de parte da produção ter sido comprometida, as condições climáticas tendem a ser mais favoráveis ao consumo.

A retomada do funcionamento de serviços de alimentação também deve continuar beneficiando gradualmente o escoamento das folhosas. Em relação à área plantada, segundo viveiristas consultados pelo Hortifruti/Cepea, a comercialização de mudas em agosto foi ligeiramente inferior à registrada em julho. Nesse cenário, setembro deve ser o último mês do ano com produção de mudas ainda reduzida, já que, em outubro, se iniciam os preparativos para a safra de verão, quando há maior fluxo de vendas. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea