Rolim de Moura,

Governo dispensa cobrança do ICMS a pescadores de RO no comércio do peixe tambatinga
Objetivo é incentivar o desenvolvimento do peixe híbrido em cativeiro no estado.

Por G1 RO
Publicado 06/09/2020
A A

O Governo de Rondônia aprovou a isenção do pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para comércio do peixe híbrido tambatinga. O objetivo é incentivar o desenvolvimento do peixe em cativeiro no estado. A espécie é resultado do cruzamento induzido entre fêmea do tambaqui e macho da pirapitinga.

Essa aprovação só foi possível devido ao aumento da tributação do leite UHT que causou uma compensação em relação a cobrança do ICMS da tambatinga, beneficiando os piscicultores.

Além disso, ficou autorizada a isenção do imposto às operações internas e interestaduais dos pescados pirarucu, tambaqui, pintado, jatuarana, curimatã, caranha e piau, criados em cativeiros no Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Atualmente, piscicultores, pesquisadores e especialistas estão recorrendo ao uso de técnicas de manipulação genética ao desenvolvimento de novas espécies de peixes com melhores características comerciais, que facilitam o manejo e tornam o produto mais atraente para o mercado consumidor.

A tambatinga (C. macropomum x P. brachypomus) é um exemplo da prática de aprimoramento de peixes para cultivo. São criadas pelo processo de hibridação, que visa produzir animais com mais vigor para ganho de peso, resistência a doenças, tolerância a variações ambientais e com carne de melhor qualidade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO