Rolim de Moura,

Projeto que ajuda alunos da rede pública a entrarem na universidade abre vagas em RO
Projeto 'Salvaguarda' foi idealizado por estudante de economia da USP e é reconhecido pelo MEC. Auxílio é inteiramente gratuito e via WhatsApp.

Publicado 06/09/2020
A A

Com a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o projeto de educação Salvaguarda abriu vagas a estudantes de todo país, incluindo os de Rondônia, que se preparam para ingressar no ensino superior (veja ao fim da reportagem como participar). O objetivo é auxiliar de forma remota alunos da rede pública de ensino na escolha pela futura profissão.

A criação do projeto foi motivada por um questionamento feito pelo idealizador do programa, Vinicius de Andrade, de 25 anos, ao chegar no seu primeiro dia de aula no curso de economia na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP).

"Quando eu cheguei na USP fiquei muito impressionado porque eu não fazia ideia de como era um campus de universidade pública. Tem ônibus circular interno, piscina, academia, ar condicionado, restaurante universitário, um monte de gente de outros estados, possibilidade de intercâmbio e não há custo algum de mensalidade. Aí eu vinha para casa e era muita pobreza. Isso me incomodou muito. Eu ia de ônibus à universidade e parecia que eu estava entrando em um túnel, em um espaço que parecia ser outra cidade. Então eu queria entender o porquê que o pessoal de escola pública não estava aqui neste espaço", relata.

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o Salvaguarda atua como uma proposta para tentar transformar a atual situação do ensino público do país.

O programa auxilia alunos de escolas públicas dentro de três frentes: motivação, conteúdo e informação. Desde 2017, o projeto já assistiu mais de 30 mil estudantes com treinamento necessário para alcançar os objetivos em relação à profissão.

Neste ano, devido à pandemia, o programa foi reformulado para funcionar inteiramente online. Anteriormente contava com ferramentas presenciais dentro de escolas e em campus universitários no Rio de Janeiro e em São Paulo. Essa mudança tornou possível expandir o projeto para outros estados do país, inclusive Rondônia.

"A minha chegada em outros estados, em especial em Rondônia, mostra o quanto que o Salvaguarda está no caminho certo, o quanto que de fato o sonho que um dia eu tive de mudar a educação do Brasil pode não ser apenas um sonho, mas sim uma realidade. Eu tenho o objetivo de construir o melhor e o maior programa de educação do Brasil. É o meu objetivo. Pode ser que dê certo, pode ser que não dê, mas tentar eu posso. Isso eu faço todos os dias", disse.

O auxílio é inteiramente gratuito e via WhatsApp. Através da inscrição, o estudante pode escolher entre as quatro ferramentas disponibilizadas conforme as suas próprias demandas, são elas:

  • Correção de redação: cada aluno tem um orientador particular que o ajuda por meio de dicas e correções quinzenais através de temas propostos pela salvaguarda;
  • Organização dos estudos: há tutores que auxiliam os alunos a como começar a estudar e como organizar os conteúdos;
  • Monitoria: grupos por disciplina com monitores 24 horas por dia, com listas mensais de exercício e cronogramas de estudos; e
  • Contato vocacional: caso o estudante tenha interesse em alguma área de profissão, o programa proporciona o contato entre o profissional e o aluno.

Serviço
O serviço funciona mediante apoio de cerca de 700 monitores voluntários, entre graduados, mestrandos e até doutorandos de todo país.

Para participar, o aluno deve entrar em contato com o WhatsApp (16) 99390-7355 e informar nome completo, escola que estuda ou estudou, cidade e estado que mora, além da idade. Apenas estudantes da rede pública estão habilitados para receberem a ajuda do projeto.

 

Fonte: G1 RO