Rolim de Moura,

'Orem por mim', diz médica que está internada há uma semana em UTI após ser picada por cobra em MT
Dieynne Saugo está internada há uma semana em estado grave. Há 3 dias, ela foi transferida de Cuiabá para São Paulo e descobriu que está com Covid-19.

Por G1 MT
Publicado 06/09/2020
A A

A médica Dieynne Saugo, que está internada há uma semana depois de ter sido picada por uma cobra da espécie jararaca quando tomava banho em uma cachoeira de Nobres, a 151 km de Cuiabá, usou as suas redes sociais para pedir orações.

O incidente aconteceu no dia 30 de agosto. Na noite de quinta (3), Dieynne foi transferida de avião para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Segundo a família, nesse sábado (5), Dieynne pediu para que a enfermeira fizesse uma ligação aos seus familiares. Durante a chamada de vídeo, ela escreveu 'orem por mim, amo vocês' em um papel e pediu para a família divulgar a mensagem para todos que torcem pela sua recuperação.

"Ela deu vários sorrisos, ciente de que essa tempestade está prestes a terminar. Quem conhece ou segue a Dy sabe a vontade que ela tem de viver. E, saibam, ela esta lutando e muito. Sou prova viva da luta dela", disse a irmã, Nathalia Saugo, no Instagram.

Na sexta, Nathalia afirmou que a médica testou positivo para a Covid-19. “Ontem, foi feito um teste de Covid, logo quando chegou ao hospital. Para nossa infelicidade, o teste deu positivo”, disse.

Segundo Nathalia, a irmã passou por uma cirurgia, que acabou bem. “A cirurgia foi feita. Teve um sangramento no braço, mas, logo depois, [ela] foi estabilizada com medicamentos, graças a Deus”, afirma.

A reportagem tenta contato com a família para saber detalhes do estado de saúde de Dieynne neste domingo.

Antes de ser levada para São Paulo, Dieynne estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Jardim Cuiabá.

A família decidiu transferi-la para São Paulo porque o hospital em Cuiabá estava lotado por causa da pandemia do coronavírus, e os médicos especialistas estavam sobrecarregados.

Durante a semana, na unidade em Cuiabá, ela passou por transfusão de sangue. Também foi feita uma traqueostomia para que ela pudesse respirar melhor, pois 70% das vias aéreas estavam comprometidas.

Vaquinha online
Segundo a família, com a transferência da médica para São Paulo, o plano de saúde não deve cobrir as despesas. Por causa disso, a família está fazendo uma vaquinha online com a meta de arrecadar R$300 mil para pagar os custos. A campanha também é para ajudar a cobrir os gastos com a transferência dela.

“Venho pedir de coração a ajuda de cada um, para doar o que pode. Em pouquinho, em pouquinho, vamos conseguir pagar essa dívida. Já agradeço imensamente, que Deus abençoe, e prospere na vida de cada um”, disse a sua irmã.

O incidente
Dieynne tomava banho com amigos na Cachoeira Serra Azul, em Nobres, durante um passeio no domingo (30), quando a cobra despencou com a queda d’água da cachoeira e atingiu a vítima. Ela foi picada duas vezes, no rosto e no pescoço.

No momento em que ocorreu o incidente, uma amiga gravava um vídeo no local e acabou registrando o momento em que ela se assusta e grita, ao ser picada.

Ela chegou ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) vomitando sangue e com edemas. Após receber o soro antiofídico, ela foi encaminhada ao Complexo Hospitalar de Cuiabá.

O local em que ocorreu o incidente fica a mais de 150 km do hospital. Foram cerca de 3 horas até chegar até a unidade de saúde para a aplicação do soro.

Em nota, o Parque Sesc Serra Azul, responsável pela atração turística, informou que a equipe de saúde da pousada foi chamada imediatamente, deu todas as orientações e está acompanhando o caso desde então.

Fonte: G1 MT