Rolim de Moura,

Indústrias têm dificuldades para manter ritmo de moagem

Por Cepea
Publicado 08/09/2020
A A

Com a disponibilidade de lavouras com raízes de 2º ciclo cada vez menor e o baixo interesse da maioria dos agricultores em comercializar as mais novas – o que ocorre somente nos casos de liberação de áreas para a soja –, a oferta de mandioca para as indústrias de fécula e de farinha continuou abaixo das expectativas nos últimos dias, e o ritmo de processamento caiu novamente.

Segundo colaboradores do Cepea, a demanda por matéria-prima tem sido maior, principalmente por parte das firmas que visam formar algum estoque. Além disso, também já há o planejamento de fim de ano. Estimativas do Cepea apontam que, entre 31 de agosto e 4 de setembro, 42,7 mil toneladas de mandioca devem ter sido processadas pelas fecularias, queda de 2% frente ao que se apurou no período anterior. A

ociosidade industrial teve média semanal de 53,5% da capacidade instalada. Nesse cenário, a maior parte das empresas optou pela manutenção dos preços pagos aos produtores. Entre 31 de agosto e 4 de setembro, a média semanal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 323,82 (R$ 0,5632 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), alta de 0,3% frente ao preço médio do período anterior.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea