Rolim de Moura,

Servidores do Detran Rondônia participam de curso de Libras para melhor atender pessoas com deficiência auditiva
Detran-RO destaca a importância da Libras no processo de inclusão social

Publicado 15/09/2020
Atualizado 15/09/2020
A A

O Departamento Estadual de Trânsito Rondônia (Detran-RO) está oferecendo curso de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para 200 servidores. A primeira turma, composta por 100 colaboradores, inciou nesta segunda-feira (14) e as atividades serão oferecidas de forma remota, com aulas ao vivo pela plataforma Moodle.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, ressalta que a formação de servidores do órgão na Língua Brasileira de Sinais, vem ao encontro da Lei nº 13.146 de seis de julho de 2015, que determina que o Poder Público garanta às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso da difusão e da tradução e da interpretação de Libras – Língua Portuguesa.

“A legislação prevê que as instituições deverão dispor de no mínimo, cinco por cento dos colaboradores com capacitação básica em Libras, para facilitar a comunicação com os portadores de deficiência auditiva durante os atendimentos, e o Detran Rondônia está oferecendo o curso aos nossos servidores”, explicou o coronel Gonzaga.

A coordenadora de Qualidade (Cquali), Claudiene Dias da Silva, disse que o curso será dividido em duas turmas com 100 pessoas, cada. A primeira turma teve início nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 19 deste mês, com carga horária de 30 horas-aulas ao vivo de forma remota, com duração de 1h30 por aula. O curso conta com material didático padronizado que irá contribuir com a aprendizagem dos colaboradores e garantir o direito dos cidadãos com deficiência auditiva, que se comunicam na Língua Brasileira de Sinais, garantindo atendimento nas unidades da autarquia de forma inclusiva e humanizada.

O curso será ministrado pela professora, Francenilda da Silva Alves Oliveira, formada em Português e Inglês, pela Faculdade Integrada de Ariquemes (Fiar), que possui em uma ampla experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Especialista em Libras pela Faculdade de Santo Agostinho (Fasa) de Minas Gerais. Atualmente a professora trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes (Semed) no cargo de professora de intérprete de Libras. Francenilda da Silva é uma referência no município na região do Vale do Jamari e especial à comunidade surda.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram