Rolim de Moura,

Polícia Militar forma mais de 200 novos sargentos; eventos de graduação atendem protocolo de enfrentamento à pandemia
Polícia Militar finaliza o Curso de Formação de Sargentos respeitando o Decreto Governamental no enfrentamento ao coronavírus

Publicado 15/09/2020
Atualizado 15/09/2020
A A

A Polícia Militar de Rondônia deu início na manhã de terça-feira (15) a uma sequência de formaturas do Curso de Formação de Sargentos (CFS 2019/2020) atendendo o protocolo de segurança de enfrentamento ao coronavírus. Ao todo, 207 novos sargentos estão sendo formados nos polos de Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná. O curso é considerado requisito obrigatório para a promoção de cabos da PM à graduação de 3º sargento da Polícia Militar.

Em respeito ao Decreto N° 25.348, de 31 de agosto de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo coronavírus, a Polícia Militar programou formaturas em locais distintos e em horários diferentes, separando os 207 novos sargentos por pelotões.

Na parte da manhã de terça-feira, por exemplo, foram realizadas formaturas tanto do 1º quanto do 2º pelotões, no Comando Geral da PM e no Centro de Ensino, respectivamente. A turma do CFS foi dividida em pelotões visando evitar aglomerações.

No período da tarde, mais dois eventos de graduação estão previstos, sendo um às 16h30 e outro às 17h30, também nos mesmos locais. Outras formaturas estarão ocorrendo na próxima sexta-feira (18) no 2º Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná, e no 4º Batalhão, em Cacoal.

TECNOLOGIA PARA A CONCLUSÃO DO CURSO

O Curso de Formação de Sargentos 2019/2020 teve início no dia 26 de novembro de 2019, na modalidade de ensino a distância, sob a coordenação geral do coronel PM Rone Herton Dantas. A segunda fase do curso teve início em 27 de janeiro de 2020, de forma presencial, onde os alunos passaram a se dedicar exclusivamente às atividades, com rotinas diárias que envolviam instruções teóricas e práticas, treinamento físico militar e rotinas típicas para a formação do sargento PM.

No entanto, com a pandemia do coronavírus a Polícia Militar, em cumprimento ao Decreto Governamental, interrompeu as atividades por um período para buscar adequações. Após ajustes e planejamento, o curso foi retomado dia 20 de maio, novamente na modalidade de ensino a distância (EaD), com implementação de diferentes formas de avaliação dos alunos, teleconferências, pesquisa acadêmica e sabatinas de trabalhos, entre outros, e com a criação de novas coordenações de pólo, nos municípios de Guajará-mirim, Ariquemes e Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e em Porto Velho.

Para dar continuidade ao curso, a Polícia Militar garantiu o uso da tecnologia para que fossem ministradas as disciplinas ofertadas no método inteiramente EaD, utilizando ferramentas digitais aliadas à interação entre alunos a sargentos e instrutores (tutores), com a Plataforma Moodle, sendo um sistema de código aberto para a criação de cursos on-line, ou seja, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

JORNADA DE CONHECIMENTO

Ao longo dos 10 meses de formação, os alunos a sargentos obtiveram conhecimentos em variadas disciplinas, como por exemplo: gestão integrada e comunitária, sistema eletrônico informatizado, uso diferenciado da força, direito administrativo disciplinar militar, polícia judiciária militar dentre outras que forneceram conhecimentos teóricos e práticos para que o sargento esteja capacitado para o exercício de suas funções.

Durante a formatura, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, enalteceu o compromisso do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha com a Segurança Pública e destacou o empenho de cada aluno que agora passam à patente de sargento. “Todos estão honrados e isso demonstra o profissionalismo dos senhores e das senhoras. Demonstra os valores e princípios que estão latentes em suas vidas. As dificuldades se apresentaram, mas, os senhores são prova de que podem superar e isso torna a nossa Polícia Militar avançada e respeitada pela comunidade local. Uma polícia que é vista a nível nacional. Os senhores estão fazendo uma demonstração de que são valorosos policiais militares e que merecem a divisa que honradamente por meio dos seus princípios, dos seus esforços e da sua intelectualidade das bênçãos de Deus, hoje colocaram em vossos braços”, argumentou o comandante.