Rolim de Moura,

Novas estratégias podem incrementar serviços de assistência técnica e extensão rural em Rondônia
Veículos novos atendem demandas dos serviços de assistência técnica e extensão rural

Publicado 17/09/2020
Atualizado 17/09/2020
A A

Visitas de campo sempre foram essenciais para o bom desenvolvimento das atividades de assistência técnica e extensão rural. No intuito de levar e colher propostas de melhoria no atendimento e verificar in loco as demandas e dificuldades em cada região, o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, acompanhado do diretor técnico Anderson Kühl, tem se reunido com a equipe de cada escritório local e discutido ações que deverão incrementar as atividades no pós pandemia.

Esta semana a diretoria está percorrendo a região do território Rio Machado, onde se reuniu com a equipe de técnicos, extensionistas e administrativos no escritório de Cacoal. Na oportunidade a equipe recebeu a visita do vice-governador de Rondônia, José Atílio Salazar Martins, mais conhecido como Zé Jodan, e do deputado estadual Cirone Deiró, além do representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Cacoal, Nilton José.

O grupo acompanhou a diretoria nas atividades e visitas, participando de uma reunião com representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para apresentação de um projeto que visa o uso de drones nas atividades agropecuárias. Esse é um debate que vem sendo levantado no país e já ganhou discussão para proposta de instrução normativa, regulamentando o seu uso na agricultura.

Na sequência, todos foram prestigiar o trabalho dos técnicos que vem realizando a análise sensorial dos cafés inscritos na 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado nas dependências do Cacoal Selva Parque. A expectativa para o concurso deste ano é grande e a premiação é de quase R$ 300 mil em prêmios.

Em Pimenta Bueno foi entregue uma das caminhonetes 4×4 (traçada), que compõem os veículos que estão sendo entregues em todas as regiões para atender a demanda dos serviços de assistência técnica e extensão rural junto à família rural. A comitiva também visitou a propriedade do agricultor Miguel Franco das Neves, localizada na estrada Marta Regina Leite, beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PCNF), que junto com sua esposa Casturina e sua filha Fabiana, produz hortaliças, comercializando até 150 maços de cebolinha, salsa, couve, alface e rúcula por dia, de cada item.

As visitas têm caráter técnico e já vem sendo realizadas há alguns dias. Em cada unidade, Brandão aborda temas como: aspectos gerais das atividades durante a pandemia, ações e políticas públicas de Governo voltados para a agricultura familiar. “Vamos visitar todas as nossas unidades para ouvir nossos técnicos e conhecer de perto o que cada um está passando, a fim de atender cada demanda e prestar nosso serviço com mais eficiência, trazendo soluções e novas estratégias para melhor atender nosso público,” finalizou o presidente da Emater.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram