Rolim de Moura,

Festival do tambaqui acontece em 10 cidades de RO em sistema 'drive-thru' dia 27 de setembro
Ação é realizada pelo governo em conjunto com outras organizações. Cerca de 4,6 mil tambaquis serão assados; vendas são antecipadas.

Por G1 RO
Publicado 20/09/2020
A A

O Festival Tambaqui da Amazônia acontece dia 27 de setembro em Rondônia em 10 cidades do estado de forma simultânea. Neste ano, a entrega dos tambaquis será feita em sistema "drive-thru", atendendo as normas de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus. Cerca de 4,6 mil bandas do pescado nativo do bioma serão assadas.

O festival é realizado pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) em parceria com o Sebrae e o Governo do Rondônia, além de outras instituições, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O evento acontece tradicionalmente desde 2017 na cidade de Ariquemes, no Vale do Jamari.

As bandas já podem ser compradas por R$ 15, sem espinhas e prontas para consumo. A distribuição do pescado será feita em:

Ariquemes;
Monte Negro;
Itapuã;
Distrito de Triunfo (Candeias do Jamari);
Porto Velho;
Ouro Preto D’Oeste;
Rolim de Moura;
Pimenta Bueno;
Vilhena; e
Cacoal.
Em cada uma dessas regiões foi montada uma coordenação local, que realiza a venda antecipada das bandas de tambaqui.

No ano passado, o festival aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em entrevista ao Bom Dia DF, o secretário de aquicultura e pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior, informou que a ideia de levar o festival para Brasília aconteceu após uma visita em Ariquemes.

"Nós tivemos em Rondônia e conhecemos esse peixe maravilhoso, que é amazônico. Depois de conhecer o evento, decidimos trazer o festival para Brasília no intuito de mostrar essa pérola ao mundo", disse na ocasião.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO