Rolim de Moura,

Referencial Curricular do Estado de Rondônia é lançado em evento online
O encontro teve início às 11h e contou com a presença online do governador Coronel Marcos Rocha, o secretário de Educação Suamy Lacerda, bem como representantes da ALE, MP, Undime, entre outros

Publicado 23/09/2020
A A

Mais uma vez o Governo chega ao patamar de destaque e avança na Educação. Nesta terça-feira (22) foi lançado oficialmente o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO) pelo canal do youtube Núcleo de Tecnologia Educacional – Rolim Moura. De iniciativa do Governo, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os órgãos colaboradores, o referencial delineia um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, dedicado aos estudantes da educação infantil e ao ensino fundamental dos anos iniciais e finais.

O Referencial Curricular possui caráter normativo e será disponibilizado em mídia a todo o Estado de Rondônia. A Seduc, por meio da Diretoria Geral e da Gerência de Informação e Capacitação Técnica Pedagógica, em regime de colaboração com 52 municípios, pactuou com o Governo Federal a reelaboração do novo referencial em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A construção da versão preliminar do currículo contou com a participação da União Nacional de Dirigentes Municipais (Undime), outras entidades e organizações do âmbito educacional. Em 2018, o documento foi disponibilizado para consulta pública, desde então passou por diversos processos, como encontros estaduais e municipais, resultando ao final, em 6.500 contribuições.

Já em dezembro de 2018, o Conselho Estadual de Educação realizou uma plenária para avaliação e aprovação que contou com a presença de representantes institucionais e membros da sociedade civil. Com referencial aprovado, o primeiro ciclo foi concluído.

O segundo ciclo será a oferta de formação continuada a professores, gestores, orientadores e supervisores educacionais pertencentes à rede municipal e estadual. Este último ciclo tem por objetivo expandir o conhecimento do referencial, a fim de propiciar abordagem prática com novo currículo.

Para o secretário de Estado da Educação, Suamy Lacerda, é uma satisfação a apresentação desta ferramenta pedagógica à sociedade. “O Estado de Rondônia conta com diversas vitórias no âmbito educacional e isso se deve ao trabalho e esforço da equipe atuante. O novo referencial, muito discutido nacionalmente e internamente, norteará o caminho de sucesso da educação. Hoje tenho certeza, que nos levará a trilha agradável e eficaz no ensino pedagógico”, pontua.

De acordo com a Seduc, as formações acerca do referencial curricular do Estado de Rondônia estão em constante ascensão e vem contemplando um contingente expressivo de profissionais que buscam informações, orientações e estratégias pedagógicas. Para o governador, coronel Marcos Rocha, ter como fundamento a Base Nacional Comum Curricular é de suma importância para instalação do novo referencial, isto porque o Estado precisa ter uma paridade naquilo que é realizado nas escolas.

“Já tive oportunidade de ser diretor de escola, de ser coordenação da educação, secretário municipal de educação e sei o quanto é difícil trabalhar com a educação, nos deparamos com muitos alunos com necessidades e sonhos, por essa razão, nós como Governo devemos proporcionar incentivos para levar conhecimento adequado para cada um deles, somente assim nosso Estado avançará e terá uma educação de qualidade”, finaliza.

Mesmo em tempos de pandemia, circunstância que causou interrupção dos eventos formais presenciais, a Seduc vem trabalhando firmemente e dando continuidade, de forma remota, aos trabalhos previamente programados para 2020. Os eventos virtuais fazem parte da medida protetiva do Governo, para evitar contágio pelo novo coronavírus.

Participaram da live, o governador, coronel Marcos Rocha; o secretário de Educação, Suamy Lacerda; presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, o deputado estadual Lazinho da Fetagro. Bem como, representantes da Promotoria de Justiça da Educação, da Undine, da Diretoria Geral da Educação e Gerente de Informação e Capacitação Técnica Pedagógico da Educação do Estado de Rondônia e professores.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram